UM FATO QUE MARCOU A HISTÓRIA DE COARI

Dr. Odair: cruelmente assassinado

Muitos lembram daquele dia fatídico, quando o féretro passava pelas ruas de Coari, carregando o corpo imóvel do prefeto de Coari Odair Carlos Geraldo. Lembro-me muito bem onde estava naquele dia: em frente a Escola João Vieira, em uma calçada um pouco acima do nível da rua, que permitia uma visão privilegiada do féretro, quando as pessoas davam o último adeus, após o corpo ter sido trasladado para Coari, em uma ultima alternativa de tentar salvar a vida do prefeito branco e de olhos claros.
O terrível assassinato aconteceu no dia 13 de agosto de 1995, um dia dos pais trágico para a história do município. As desavenças políticas saíram do campo da discussão retórica e ideológica e partiram para o campo pessoal, e o ex-vereador Arnaldo Mitouso, que já vinha tendo uma série de desavenças com o ex-prefeito em uma confusão seus irmãos de sangue e assessores do ex-prefeito que resultou na morte do médico que era prefeito. Depois de 11 anos, a 1ª Vara da Justiça de Coari decide levar a júri popular o ex-vereador Arnaldo Mitouso, acusado de assassinar Odair Carlos Geraldo. Segundo o Jornal “O Estado do Amazonas”: “Réu confesso em primeiro interrogatório na justiça, quando confessou diante de seu advogado na justiça, e do magistrado presidente do primeiro Tribunal do Júri da Capital (fls. 355) ter disparado contra a vítima. Se condenado, Arnaldo pode pegar de 12 a 30 anos de prisão”.
Com o fato noticiado pela imprensa de que o julgamento do assassinato de Odair Carlos Geraldo vai acontecer, o fato volta a ser comentado nas ruas e pelas pessoas da cidade, fato este que já estava esquecido por muitas pessoas. Quem não esquece na verdade, foi quem viveu o fato e viu o luto de Coari, não apenas pela morte de um prefeito, mas pela loucura dos homens que pela ânsia pelo poder não medem as conseqüências de seus atos, desvalorizando o bem maior da humanidade: a vida humana.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. MUITO PARCIAL E CLARAMENTE PARTIDÁRIO ESSE SEU ARTIGO SOBRE A MORTE DO EX - PREFEITO ODAIR. ALIÁS COMO TODO O NOTICIÁRIO AMPLAMENTE DIVULGADO PELOS SEUS COLEGAS ASPONES DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO. É UMA PENA DE UMA PESSOA "LETRADA" COMO VC E CONHECEDOR DAS ARTIMANHAS POLITIQUEIRAS DO NOSSO PAÍS E PORQUE NÃO, COARIENSE. ALIÁS NÃO LEMBRO DE NENHUM DE VOCÊS TER PROCURADO O ACUSADO (QUE ATÉ AGORA NÃO PASSA DE UM ACUSADO POIS NÃO FOI JULGADO) PARA OUVIR SUA VERSÃO. NEM A SAÍDA DELE DA PRISÃO FOI NOTICIADA. COISA DE UM "JORNALISMO" IRRESPONSÁVEL E INTERESSEIRO COM OS PRÓPRIOS INTERESSES. ACHO QUE VC LEMBRA QUE O EPISÓDIOS FOI MUITO CONFUSO, ENVOLVENDO MUITA GENTE QUE PORTAVA ARMA DE FOGO. O PRINCIPAL ENVOLVIDO FOI ACUSADO PORQUE TINHA PENDENGAS POLÍTICAS E PESSOAIS COM O PREFEITO MORTO, MAS SERÁ QUE SÓ ELE TINHA MOTIVOS PARA TAL. SE VC ACOMPANHAVA O CENÁRIO POLÍTICO DA ÉPOCA, DEVE SABER QUE O ENTÃO PREFEITO ERA CERCADO DE ASSESSORES "PROCURAM CONFUSÃO" QUE SE ACHAVAM DONOS DA SITUAÇÃO E QUE CAUSAVAM DESCONTENTAMENTO EM MUITA GENTE, INCLUSIVE NOS VEREADORES DAQUELE PLEITO. ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA E PUNA OS CULPADOS MAS QUE NÓS, MEROS PECADORES, NÃO CRUCIFIQUEMOS UMA PESSOA ANTECIPADAMENTE POR INTERRESSE POLÍTICOS MESQUINHOS. TINHA MUITA GENTE "GRAÚDA" ENVOLVIDA E PORQUE SERÁ QUE A JUSTIÇA DEIXOUS PASSAR TANTO TEMPO E PRESCREVER O CRIME DESSAS PESSOAS??? A JUSTIÇA DE DEUS TARDA MAS NÃO FALHA. E VC PASTOR DE UM REBANHO DEVE ANALISAR SUA OBRA AQUI NA TERRA PARA DEPOIS NÃO PREGAR FALSAS MENSAGENS CONTRÁRIAS ÀS SUAS AÇÕES. ADMIRO SEU TRABALHO MAS NÃO CONCORDO EM INVOCAR O NOME DA IGREJA PARA SATISFAZER A POLÍTICA DE TROCA DE FAVORES.
    REFLITA.

    ABRAÇOS

    JESSÉ PIRES

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.