Governo quer incluir linguagem neutra na pauta do congresso

Em Destaque
0

A linguagem neutra tem sido um tema de intenso debate no Brasil, e recentemente, ganhou destaque com a proposta do governo de incluí-la na pauta do Congresso. A iniciativa visa criar um programa que promova a formação de estudantes, educadores e gestores no uso da linguagem neutra, substituindo palavras como "todos" e "todas" por "todes" e "menino" e "menina" por "menine". 


Este movimento tem gerado discussões acaloradas, com opiniões divididas entre aqueles que veem na linguagem neutra uma forma de inclusão e respeito à diversidade de gênero, e outros que acreditam que ela representa uma ameaça à língua portuguesa tradicional. 


A proposta faz parte de um conjunto de 30 propostas que integram o novo Plano Nacional de Cultura, que estabelecerá as metas do setor cultural para a próxima década. No entanto, a resistência é notável, especialmente entre os parlamentares de perfil conservador, que controlam a comissão de Educação da Câmara dos Deputados.


O presidente Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, têm enfrentado pressões de ambos os lados. Enquanto alguns aliados do governo defendem a proposta, outros garantem que o presidente prefere não se envolver na polêmica neste momento.


O financiamento das iniciativas de educação e treinamento de professores, que seria feito através de parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, também é um ponto de controvérsia. O objetivo é proporcionar uma educação que reflita a diversidade de linguagens e expressões, mas a questão do custo e da implementação prática ainda permanece em aberto.


Em suma, a linguagem neutra no Brasil é mais do que uma questão linguística; é um reflexo das tensões sociais e políticas do país. O debate em torno dela é um microcosmo das divisões ideológicas mais amplas, e o resultado dessa discussão pode ter implicações significativas para a sociedade brasileira como um todo¹.


Fontes: em 11/05/2024

(1) Governo quer que “linguagem neutra” entre na pauta do Congresso - VEJA. https://veja.abril.com.br/politica/governo-quer-que-linguagem-neutra-entre-na-pauta-do-congresso/.

(2) Linguagem neutra fura a bolha e move polêmica que foi parar no STF - VEJA. https://veja.abril.com.br/brasil/linguagem-neutra-fura-a-bolha-e-move-polemica-que-foi-parar-no-stf/.

(3) Agência Brasil, do governo federal, publica texto com linguagem neutra. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/01/agencia-brasil-do-governo-federal-publica-texto-com-linguagem-neutra.shtml.

(4) Articulação no Congresso pode minar aproximação do Centrão ... - VEJA. https://veja.abril.com.br/brasil/articulacao-no-congresso-pode-minar-aproximacao-do-centrao-com-o-governo/.

Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)