Governo quer incluir linguagem neutra na pauta do congresso

A linguagem neutra tem sido um tema de intenso debate no Brasil, e recentemente, ganhou destaque com a proposta do governo de incluí-la na pauta do Congresso. A iniciativa visa criar um programa que promova a formação de estudantes, educadores e gestores no uso da linguagem neutra, substituindo palavras como "todos" e "todas" por "todes" e "menino" e "menina" por "menine". 


Este movimento tem gerado discussões acaloradas, com opiniões divididas entre aqueles que veem na linguagem neutra uma forma de inclusão e respeito à diversidade de gênero, e outros que acreditam que ela representa uma ameaça à língua portuguesa tradicional. 


A proposta faz parte de um conjunto de 30 propostas que integram o novo Plano Nacional de Cultura, que estabelecerá as metas do setor cultural para a próxima década. No entanto, a resistência é notável, especialmente entre os parlamentares de perfil conservador, que controlam a comissão de Educação da Câmara dos Deputados.


O presidente Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, têm enfrentado pressões de ambos os lados. Enquanto alguns aliados do governo defendem a proposta, outros garantem que o presidente prefere não se envolver na polêmica neste momento.


O financiamento das iniciativas de educação e treinamento de professores, que seria feito através de parte do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, também é um ponto de controvérsia. O objetivo é proporcionar uma educação que reflita a diversidade de linguagens e expressões, mas a questão do custo e da implementação prática ainda permanece em aberto.


Em suma, a linguagem neutra no Brasil é mais do que uma questão linguística; é um reflexo das tensões sociais e políticas do país. O debate em torno dela é um microcosmo das divisões ideológicas mais amplas, e o resultado dessa discussão pode ter implicações significativas para a sociedade brasileira como um todo¹.


Fontes: em 11/05/2024

(1) Governo quer que “linguagem neutra” entre na pauta do Congresso - VEJA. https://veja.abril.com.br/politica/governo-quer-que-linguagem-neutra-entre-na-pauta-do-congresso/.

(2) Linguagem neutra fura a bolha e move polêmica que foi parar no STF - VEJA. https://veja.abril.com.br/brasil/linguagem-neutra-fura-a-bolha-e-move-polemica-que-foi-parar-no-stf/.

(3) Agência Brasil, do governo federal, publica texto com linguagem neutra. https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/01/agencia-brasil-do-governo-federal-publica-texto-com-linguagem-neutra.shtml.

(4) Articulação no Congresso pode minar aproximação do Centrão ... - VEJA. https://veja.abril.com.br/brasil/articulacao-no-congresso-pode-minar-aproximacao-do-centrao-com-o-governo/.

Postar um comentário

0 Comentários