A gigante farmacêutica AstraZeneca anunciou que começou a retirar sua vacina contra a Covid-19 dos mercados globais devido à baixa demanda. Essa decisão não está relacionada a preocupações com efeitos colaterais do imunizante, segundo a empresa.
Durante os primeiros dias da pandemia, a vacina da AstraZeneca foi amplamente utilizada em diversos países, incluindo o Reino Unido e nações em desenvolvimento, por ser uma das primeiras disponíveis e devido ao seu custo mais acessível e facilidade de distribuição. No entanto, ensaios clínicos não demonstraram resultados tão robustos quanto outras vacinas².
Com o surgimento de novas vacinas atualizadas que visam variantes específicas do vírus, houve um declínio na procura pela vacina da AstraZeneca, que já não está mais sendo fabricada ou fornecida³. A empresa já havia solicitado voluntariamente a retirada de sua autorização de comercialização na União Europeia em março, e em 7 de maio, a Agência Europeia de Medicamentos emitiu um aviso de que a vacina não está mais autorizada para uso⁴.
A AstraZeneca expressou orgulho pelo papel desempenhado por sua vacina, conhecida como Vaxzevria, no combate à pandemia global. Estimativas independentes apontam que mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas no primeiro ano de uso, e mais de 3 bilhões de doses foram fornecidas globalmente¹.
A vacina Vaxzevria é composta por outro vírus da família dos adenovírus modificado para conter o gene responsável pela produção de uma proteína do SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. O imunizante não contém o próprio vírus e não pode causar a doença. Apesar de ter sido considerada segura e eficaz em geral, ela carregava o risco de um efeito colateral raro, mas grave, conhecido como trombose com trombocitopenia, ou TTS, que ocorreu em cerca de duas a três pessoas por 100.000 vacinadas com a Vaxzevria⁴.
A AstraZeneca agora trabalhará com reguladores e parceiros para alinhar um caminho claro a seguir para concluir este capítulo e contribuição significativa para a pandemia de Covid-19.
---
Fontes:
(1) AstraZeneca pulls COVID-19 vaccine from global market over low demand. https://justthenews.com/politics-policy/health/astrazeneca-pulls-covid-19-vaccine-global-market-over-low-demand.
(2) AstraZeneca withdraws Covid-19 vaccine worldwide, citing surplus of newer vaccines. https://www.theguardian.com/business/article/2024/may/08/astrazeneca-withdraws-covid-19-vaccine-worldwide-citing-surplus-of-newer-vaccines?ref=todayheadlines.live.
(3) AstraZeneca withdraws Covid-19 vaccine worldwide, citing surplus of .... https://www.theguardian.com/business/article/2024/may/08/astrazeneca-withdraws-covid-19-vaccine-worldwide-citing-surplus-of-newer-vaccines.
(4) AstraZeneca withdraws its COVID-19 vaccine from global market. https://www.msn.com/en-us/news/other/astrazeneca-withdraws-its-covid-19-vaccine-from-global-market/ar-BB1m3Uow.
(5) AstraZeneca withdraws its COVID-19 vaccine from global market. https://thehill.com/policy/healthcare/4651697-astrazeneca-covid-19-vaccine-withdrawal-global-market/.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.