Nas últimas décadas, Irã desenvolveu um grande arsenal de mísseis de precisão e de longo alcance, capazes de atingir alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância - incluindo Israel.
Irã e Israel estão entre as maiores potências bélicas do Oriente Médio

Conflito entre Irã e Israel provoca extrema preocupação internacional por causa do poderio militar dos dois países.
O Irã é uma das maiores potências militares do Oriente Médio com mais de 500 mil militares na ativa.
Nas últimas décadas, o país desenvolveu um grande arsenal de mísseis de precisão e de longo alcance, capazes de atingir alvos a mais de 2 mil quilômetros de distância - incluindo Israel.
Mas uma das principais estratégias iranianas foi aumentar o poder de fogo, sem colocar em risco o próprio território. E por isso ajudou a construir forças regionais:
em Gaza;
no Líbano;
no Iraque;
na Síria;
no Iêmen.
São grupos armados que nos últimos meses lançaram ataques diretos contra Israel.
Em entrevista à GloboNews, o professor de estudos estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitelio Brustolin, deu uma dimensão do poderio bélico dos dois países em conflito.
"O Irã tem três vezes o tamanho do exército de Israel em termos de tropas de soldados. O Irã tem uma marinha extremamente poderosa. Israel controla o céu do Oriente Médio, mas o Irã tem também uma forte força aérea. O Irã tem o programa nuclear bastante desenvolvido e que, em março do ano passado, se dava conta a Agência Internacional de Energia Atômica dizia que estava enriquecendo uranio a 83%. Ou seja, muito próximo de já consegui chegar ao nível de 90% para fazer uma arma nuclear. Israel tem 90 ogivas nucleares que podem ser usadas no caso de um ataque existencial", contextualizou.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.