Até esta última quarta-feira (11/04), quem mora em Coari e que precisava fazer um exame de endoscopia, tinha que ser encaminhado para Manaus. Isso representava um grande problema, pois além de complicar a vida do paciente que tinha que viajar gerando despesas pessoais, também representava elevados gastos com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O exame é muito solicitado e necessário para o diagnóstico de doenças no aparelho digestivo e muitas pessoas eram encaminhadas para a capital amazonense para a endoscopia.
Esta realidade mudou. A partir de agora, este exame que serve não apenas para ver e filmar o interior do esôfago, estômago e duodeno, mas também para realização de biópsias e tratamento de alguns problemas, como úlceras ou varizes sangrantes, já pode ser realizado no Hospital Regional de Coari. O endoscopio é um aparelho com um longo tubo feito de plástico resistente e flexível, que possui um chip com câmera na ponta. As imagens captadas através do endoscópio oferecem ao médico que realiza o exame imagens reais da parte mais alta do tubo digestivo do paciente.
Para o prefeito Adail Filho esse foi um passo muito importante para melhorar a saúde da população no município de Coari, visto que agora é possível oferecer consultas e exames, sem que o paciente precise ser encaminhado para Manaus. A Prefeitura está investindo na estruturação do Hospital Regional de Coari com novos equipamentos e aparelhamento para melhor atender a população. "A saúde da população de Coari, a ampliação dos exames e dos atendimentos são melhorias que priorizam o cidadão e seu bem estar em nossa gestão" - afirmou Adail Filho.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.