Homem 'ressuscita' após ser declarado morto por equipe médica do SPA do Galileia

Silane SouzaManaus (AM)

Idoso teve protocolo de óbito aberto após parada cardiorrespiratória e uma hora de tentativa de reanimação, mas acordou após oração de familiares. 'Uma coisa que na medicina a gente não explica', disse o médico

Um milagre! Assim é considerado o que ocorreu com o gari Ronaldo Martins de Souza, 63, na última terça-feira (11). Na tarde daquele dia, ele chegou a ser declarado como morto, mas minutos depois "ressuscitou", deixando os médicos que o atenderam no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Galileia, na Zona Norte de Manaus, surpreendidos com o acontecido. O caso aconteceu após Ronaldo ter sofrido uma parada cardiorrespiratória.  

O médico emergencista Rodrigo Custódio relatou que o gari deu entrada à unidade de saúde às 14h59, praticamente em óbito. "Chegou com o coração parado, sem sinais vitais e pupilas dilatadas. Nós imediatamente demos início à massagem de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O quadro clínico evoluiu para das paradas (cardíaca) e começamos a utilizar o desfibrilador. Foi aproximadamente uma hora de reanimação com ele oscilando entre tendo pulso e não tendo", contou.

Depois desse tempo, conforme Custódio, chegou um momento que o paciente se absteve de todos os sinais vitais, com total dilatação da pupila, uma característica de morte cerebral. Foi quando o protocolo de morte foi aberto. "Avisamos a família que ele tinha entrado em óbito. Foi um desespero! A família entrou na sala de emergência e orou. Depois que saíram, na preparação para retirar os tubos, uma coisa que na medicina a gente não explica, observei nele a presença de pulso", afirmou.

Nessa hora, rapidamente foi restituído todo protocolo e os procedimentos de reanimação começaram a ser feitos novamente. "Uns 15 a 20 minutos depois o paciente retornou a vida. E voltou avidamente com os parâmetros vitais, pupila normal e pulso forte. Nesse momento, quando houve essa dádiva de Deus, nós restituímos e estabilizamos o paciente. E hoje (12) de manhã conseguimos transferí-lo para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio", relatou o médico, emocionado. 

Postar um comentário

0 Comentários