O Programa Amazônia Conectada é inovador e corajoso. Com uma equipe reduzida – apenas 20 pessoas – e barateando o custo do cabo de fibra ótica, que veio da Noruega, soldados e mergulhadores do Exército, com a parceria de mais de dez instituições, em especial o Ibama e a Rede Nacional de Pesquisa, estão deitando sob o leito dos rios amazônicos a conectividade que nunca chegou naquela região.
Há um ano, foi inaugurado o trecho que liga os Municípios de Coari a Tefé, numa extensão de 242 quilômetros. Isso significa dar adeus às conexões via satélite, que chegam a custar R$ 11 mil por um 1 (um) megabits por segundo de velocidade. A nova linha consegue transmitir até 100 Gigabits por segundo e a ideia do Exército é fazer parceria com provedores locais, além de interligar órgãos públicos, como escolas, levando não apenas educação, mas também saúde para a população ribeirinha. É a telemedicina chegando no Norte do Brasil.
Leia a matéria completa aqui
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.