A Câmara Municipal de Coari para 2017



A eleição deste ano para o poder legislativo manteve a escrita: os vereadores de mandato em sua grande maioria ficaram sem conseguir a reeleição. Muitos deles por que desistiram de disputar a eleição, outros por que tentaram a eleição para outros cargos e ainda outros porque estavam impedidos de disputar a eleição ou indicaram alguém da família para substituir. Os que tentaram a reeleição diretamente tiveram uma votação fraca que não permitiu regressar ao parlamento coariense.

Voltaram à Câmara Municipal os vereadores Mario Jorge,  Salustiano Junior e Keyton Pinheiro. Experientes,  terão a missão de conduzir os novatos aos vários aspectos da vida parlamentar. O vereador Iranilson Medeiros não concorreu à eleição, porém passou o bastão com sucesso ao seu filho Ewerton Medeiros, assim como o vereador Deca que não concorreu mas emplacou seu irmão Bacana.

SITUAÇÃO É MAIORIA

Teoricamente o prefeito eleito não terá muita dificuldade para aprovar as mudanças e leis que pretende aprovar,  uma vez que a maioria dos vereadores foram eleitos pela base de apoio ao novo prefeito. Teoricamente,  porque nem sempre é o  interesse de grupo que prevalece,  e muitas vezes quando o interesse do parlamentar não é correspondido a base de apoio tende a enfraquecer com o  tempo.  A prova dos nove da prevalência da maioria será a eleição da mesa diretora para o biênio 2017-2018, à partir de 1° de janeiro o resultado da eleição para presidente já irá dizer se haverá harmonia ou se algum vereador já irá demostrar a capacidade de se impor politicamente.

MUDANÇAS PODEM ACONTECER NAS CADEIRAS

E não será surpresa para ninguém se algum vereador eleito perder a cadeira antes mesmo de ser diplomado. Aspectos jurídicos podem fazer acontecer a dança de cadeiras,  a tal ponto que alguns dos eleitos pode ganhar,  mas não levar.  Até o prazo de diplomação essa tendência de mudança jurídica pode se confirmar ou não... Depois de diplomado fica mais complicado reverter o quadro,  porém não impossível.

Postar um comentário

0 Comentários