Cerca de 100 pessoas, representando organizações governamentais e não governamentais, reuniram-se na manha da última quarta-feira (13), na Escola Municipal Ursulina Oliveira, para participar da última fase de discussões para a concessão do selo UNICEF município aprovado, em Coari. O município está trabalhando para conquistar o selo que é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes. A fase atual de debates e de trabalho é para avaliar tudo o que foi pactuado no primeiro fórum realizado em 2013.
Durante os últimos três anos o município realizou várias ações propostas pelo UNICEF relacionadas à gestão de políticas públicas, a implementação de projetos que melhorem a vida das crianças e adolescentes nas áreas de saúde, social e educacional. Destacaram-se durante estes últimos anos a realização de ações de fortalecimento de vínculos familiares, um projeto denominado "Vínculo Eterno" que ampara mulheres grávidas e bebês, ações de arte, cultura e identidade com envolvimento de crianças em idade escolar e a aprovação de uma lei que implantou em Coari a semana do bebê com o foco voltado para ações que tragam melhoria de qualidade de vida para a primeira infância. "Além das ações que foram realizadas no município, o UNICEF avaliará Coari dentro de um bloco formado por município do mesmo porte que o nosso" - informou a coordenadora do fórum Josiene Almeida - "Se dentro deste grupo, o município avançou, se os índices melhoraram nos últimos anos a pontuação será concedida para concorrer ao selo".
Participou da última rodada de debates um representante do UNICEF, Pedro Menoni, que pessoalmente acompanhou o desenvolvimento dos trabalhos fazendo a função de mediador. Ele afirmou que apesar do município ter passado por sucessivas alternâncias de poder Coari surpreendeu pela efetiva participação e empenho em aplicar as metas do UNICEF: "Estou surpreso com a participação no Fórum que está bem concorrido, com a participação de muitas pessoas, inclusive com a participação de crianças que é bem interessante também. Toda a burocracia e problemas administrativos não impediram a equipe de fazer a mobilização para o fórum funcionar" - afirmou Pedro Menoni.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.