A PREVISÃO É QUE O ORÇAMENTO DE 2016 SEJA MENOR CERCA DE 60 MILHÕES DO QUE O ORÇAMENTO DESTE ANO, O QUE INDICA UM DEFICIT E A PREVISÃO DOS REFLEXOS DA CRISE CONTINUAREM ATINGIDO OS RECURSOS FINANCEIROS DO MUNICÍPIO.
![]() |
Vereador Clodair defende emendas ao orçamento. |
A Câmara Municipal de Coari realizou a primeira reunião, das quatro sessões nas quais o poder legislativo local vai discutir a Lei Orçamentária Anual que vai nortear as receitas e despesas para administrar o município durante o ano de 2016. O orçamento anual da Prefeitura de Coari para o próximo ano é de 242.076.997,62 (Duzentos e Quarenta e Dois Milhões Setenta e Seis Mil e Sessenta e Dois Centavos). O projeto de Lei n. 12 que trata da dotação orçamentária foi recebida na comissão de Finanças e Orçamento da Câmara no dia 03 de Novembro, dentro do prazo legal e foi encaminhado para o plenário na noite desta terça-feira (1).
"Um projeto de lei do orçamento nunca recebeu uma emenda do parlamento coariense, é o momento dos vereadores criarem alguma emenda ao orçamento municipal" - declarou o vereador Clodair, que é da base de apoio ao prefeito de Coari. O vereador Natinho lembrou da necessidade de alocar recursos para o setor primário, para fortalecer a agricultura do município que segundo ele, é fraca e dependente de outros municípios. O vereador Márcio Almeida sugeriu analisar e alterar o que seria destinado ao esporte e redirecionar para agricultura. O vereador Passarão também destacou a importância de alocar recursos para o setor primário "pois só assim a economia do município de Coari pode se fortalecer" - destacou o vereador. O vereador Branco lembrou que o projeto de lei para o próximo ano já está contemplado um recurso maior para a agricultura do que foi alocado neste ano, "o executivo já está contemplando essa necessidade de investir mais na agricultura" - afirmou o vereador. O vereador Deca também afirmou que percebeu essa preocupação do executivo municipal em alocar mais recursos para a agroeconomia.
O vereador Rogério Queiróz também destacou a importância do investimento no setor primário e percebeu esta preocupação por parte do executivo com relação a esta política pública. O vereador Keyton Pinheiro, de oposição ao Prefeito Raimundo Magalhães, lembrou que é importante investir recursos para outros setores, mas que o prefeito deve manter o salário dos funcionários em dia. Já o vereador Adnamar Maciel falou que já houve uma redução do número de secretarias municipais e de valores de salários do alto escalão e que o orçamento de 2016 será menor do que o deste ano é de aproximadamente 60 milhões.
Segundo Manoel Alces Bezerra Júnior, O orçamento público representa a principal ferramenta de gestão governamental, pois retrata o plano de governo que contempla todas as despesas e a previsão de receitas, constituído de programas, ações e metas regionalizadas. A sua elaboração baseia-se na Lei de Diretrizes Orçamentárias e no Plano Plurianual, é uma lei de caráter autorizativo e possui vigência anual que coincide com o ano civil.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.