A partir do jogo de inauguração da Arena da Amazônia Vivaldo Lima, realizado no último domingo, 9 de março, entre Nacional e Remo, o Governo do Amazonas irá considerar ajustes na parte de infraestrutura e operação do estádio, atendendo recomendação do governador Omar Aziz de melhorar o atendimento ao público durante os próximos grandes eventos que serão sediados na Arena.
Em entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda-feira, 10 de março, representantes da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-COPA), Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Secretaria Executiva Adjunta para Grandes Eventos (Seasge) e Fundação Vila Olímpica (FVO) avaliaram o que deve ser otimizado no plano operacional executado durante o evento de inauguração. No eixo da infraestrutura, o estádio irá passar por ajustes finos, os quais já foram acionados a empresa responsável pela obra, Andrade Gutierrez. Na operação, a acessibilidade deverá ser tratada como prioridade pela organização dos eventos.
"Esse primeiro jogo foi realizado principalmente com essa intenção, de identificarmos os pontos negativos e, a partir disso, buscarmos soluções imediatas para que nos próximos eventos os problemas não mais aconteçam", disse o coordenador da UGP-COPA, Miguel Capobiango, frisando que de maneira geral o resultado do plano operacional foi satisfatório. "O jogo aconteceu de forma tranquila, sem grandes transtornos e, principalmente, com a população aprovando a Arena da Amazônia", comentou.
Capobiango também afirmou que a empresa Andrade Gutierrez já foi acionada pelo Governo para solucionar pequenos problemas como o não funcionamento adequado das descargas de alguns banheiros, elevadores e a refrigeração em alguns camarotes que não funcionaram a contento. "São ajustes que podem ser readequados sem transtornos e sem atrasar o cronograma da obra", disse Biango, acrescentando que a previsão é que haja mais dois eventos teste até maio próximo.
Sobre as melhorias na questão operacional do Estádio, o coordenador da UGP declarou que vai melhorar a comunicação para facilitar o acesso de cadeirantes aos locais destinados para este público dentro da Arena. Outro item colocado na lista de melhorias é quanto ao serviço de lanchonetes dentro da Arena. Existem quatro lanchonetes grandes e espaço para a instalação de outros pontos de alimentação nos casos de lotação total do estádio.
"Nós identificamos que é possível colocar mais gente para atender nos pontos de venda e ampliar a oferta e a variedades. Nós temos espaço para isso", reiterou.
Tranquilidade – O clima de tranquilidade foi destaque na avaliação do plano operacional de segurança, durante a inauguração da Arena da Amazônia, segundo informações Secretaria Executiva Adjunta de Grandes Eventos (Seasge). Foram registrados cinco Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados pela Polícia Civil, quatro por venda de ingresso com preço superior, um por promoção de tumulto em local de evento esportivo, todos crimes previstos no Estatuto do Torcedor, que prevê até dois anos de detenção.
A segurança de todo evento mobilizou 2.520 homens, entre servidores da Segurança do Estado, Prefeitura e do Governo Federal, com início da atuação no início da madrugada de domingo e vai permanecer até a dispersão total do público após o jogo.
FOTO: ROBERTO CARLOS / AGECOM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.