Conselho Tutelar em Coari funcionam dentro da normalidade

Em Destaque
0
Conselhos Tutelares possuem espaço físico
apropriado em Coari. Foto: Ferdinando Spozina.
Eledilson Colares

Ao contrário do que saiu publicado na imprensa amazonense, o Conselho Tutelar de Coari (CTC) está funcionando dentro da sua normalidade. "Em comparação a esses que apareceram hoje na TV, estamos muito na frente", reforçou o coordenador José Alberto Rocha dos Santos, o "Piteco". Ele fez referência à reportagem do Bom Dia Brasil, da rede globo, que exibiu conselhos do nordeste e sudeste do país, sem material de expediente, sem transporte, sem móveis e equipamentos.

Além do salário dos dez conselheiros, a Prefeitura Municipal de Coari (PMC) ainda mantém mais de uma dúzia de funcionários para o completo funcionamento do conselho, em dois endereços. Um funciona em prédio da PMC, o outro é alugado para a prefeitura.

Os conselhos tutelares funcionam com  espaço físico, quadro funcional, móveis, equipamentos, gasolina, energia elétrica e material de expediente são garantidos pela PMC – órgão mantenedor do CTC - através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), mas nem sempre foi assim.

Conselhos Tutelares funcionam em sua normalidade em Coari.
Foto: Ferdinando Spozina.

Até o fim de 2008, o prefeito Adail Pinheiro em seu segundo mandato organizou e aparelhou o CTC, que funcionava em quatro núcleos distintos. Foi na administração de Arnaldo Mitouso que as sedes dos conselhos foram cortadas pela metade, passando a funcionar agregadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

At "Hoje temos o que precisamos para trabalhar bem, foi-se o tempo em que precisamos sair pedindo papel, gasolina e apoio por aí", reconhece o coordenador do CTC.

Conselho Tutelar em Coari possui transporte e abastecimento,
para prestar atendimento. Foto: Ferdinando Spozina

"Estamos reformando o Centro de Convivência do Idoso e, brevemente, as instalações dos Cras. A cidade cresceu e acredito que quatro núcleos para o CTC devem voltar a funcionar", adianta a secretária Margarida Carvalho Rocha, que tem destacado total apoio ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), enquanto órgão corregedor do CTC.

Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)