Conselho Tutelar em Coari funcionam dentro da normalidade

Conselhos Tutelares possuem espaço físico
apropriado em Coari. Foto: Ferdinando Spozina.
Eledilson Colares

Ao contrário do que saiu publicado na imprensa amazonense, o Conselho Tutelar de Coari (CTC) está funcionando dentro da sua normalidade. "Em comparação a esses que apareceram hoje na TV, estamos muito na frente", reforçou o coordenador José Alberto Rocha dos Santos, o "Piteco". Ele fez referência à reportagem do Bom Dia Brasil, da rede globo, que exibiu conselhos do nordeste e sudeste do país, sem material de expediente, sem transporte, sem móveis e equipamentos.

Além do salário dos dez conselheiros, a Prefeitura Municipal de Coari (PMC) ainda mantém mais de uma dúzia de funcionários para o completo funcionamento do conselho, em dois endereços. Um funciona em prédio da PMC, o outro é alugado para a prefeitura.

Os conselhos tutelares funcionam com  espaço físico, quadro funcional, móveis, equipamentos, gasolina, energia elétrica e material de expediente são garantidos pela PMC – órgão mantenedor do CTC - através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), mas nem sempre foi assim.

Conselhos Tutelares funcionam em sua normalidade em Coari.
Foto: Ferdinando Spozina.

Até o fim de 2008, o prefeito Adail Pinheiro em seu segundo mandato organizou e aparelhou o CTC, que funcionava em quatro núcleos distintos. Foi na administração de Arnaldo Mitouso que as sedes dos conselhos foram cortadas pela metade, passando a funcionar agregadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

At "Hoje temos o que precisamos para trabalhar bem, foi-se o tempo em que precisamos sair pedindo papel, gasolina e apoio por aí", reconhece o coordenador do CTC.

Conselho Tutelar em Coari possui transporte e abastecimento,
para prestar atendimento. Foto: Ferdinando Spozina

"Estamos reformando o Centro de Convivência do Idoso e, brevemente, as instalações dos Cras. A cidade cresceu e acredito que quatro núcleos para o CTC devem voltar a funcionar", adianta a secretária Margarida Carvalho Rocha, que tem destacado total apoio ao Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), enquanto órgão corregedor do CTC.

Postar um comentário

0 Comentários