Educação não tem hora para começar e nem para terminar. Partindo desse princípio, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está preparando um evento, para o dia 03 de fevereiro, visando dar continuidade ao processo educacional na rede municipal de educação. Alunos, pais, professores e técnicos estão convidados para se envolverem nesse processo.
Este ano são cerca de 16 mil estudantes distribuídos nas zonas urbana e rural. Nada mais, nada menos que 1,3 mil professores envolvidos, que contam ainda com centenas de técnicos, auxiliares administrativos, pedagogos, gestores, merendeiras, vigias, monitores e catraieiros que, direta e indiretamente dão as suas contribuições diariamente, nas mais diversas tarefas do cenário escolar.
Em toda a rede escolar do município, as aulas efetivamente começam dia 10 de fevereiro, mas o dia 3 de fevereiro foi escolhido simbolicamente para marcar o início do calendário escolar, que antecede o início do ano letivo, que é de 200 dias a contar a partir do dia 10 deste mês.
Todo o staf da Semed está envolvido com a programação do calendário escolar de 2014. "Queremos determinar um marco histórico na educação de crianças, jovens e adultos deste município, e isso só acontece com o envolvimento de toda a comunidade escolar, principalmente dos pais", observa a secretária Marilene Nunes.
O processo contínuo da educação faz com que a delimitação de datas e calendários seja apenas formalidades. Por exemplo, hoje(30) e amanhã(31), a Semed cumpre programa de formação de gestores e pedagogos, na escola municipal Ursulina de Oliveira.
Durante os dois dias serão abordados temas como meta, visão, missão e filosofia da Semed; Regimento Geral das Escolas, Gestão Participativa, Senso Escolar e Índice de Aproveitamento; Legislação Pública; Descritores, entre outros.
Dias 5 e 6 de fevereiro a Semed desenvolverá cronograma de formação de motoristas, disciplinas e monitores com o objetivo de melhor qualificar os profissionais que trabalharão diretamente com o público escolar. Esta é uma oportunidade para se debater o Plano de Ação Macro, técnicas de atendimento ao público, normas de segurança, leis do trânsito, primeiros socorros e avaliar a própria formação.
Processo Seletivo Simplificado - Para preencher 573 vagas, distribuídas entre cinco áreas geográficas da Zona Rural deste município, a Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado para professores em caráter temporário nas modalidades: Educação infantil, Ensino Fundamental - séries iniciais e finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1º e 2º Segmentos e Educação Indígena nas mesmas modalidades.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, entre os dias 27 e 31 de janeiro nas dependências do ginásio da Escola Municipal Ursulina Oliveira, localizada na estrada Coari-Mamiá, sn, no horário das 8h00 às 14h00. Até quarta-feira(29) mais de 2 mil inscrições já haviam sido confirmadas.
São 482 vagas para atuar em escolas não indígenas e 91 vagas para escolas de educação indígena, conforme as tabelas I, II e III constantes no edital que rege o PSS.
Poderão inscrever-se no Processo Seletivo, os candidatos que apresentarem os documentos que preencham os requisitos básicos constantes no referido edital, que pode ser encontrado na sede da Semed, localizada na rua 5 de Setembro, 420 – Centro. Cada candidato poderá efetuar até duas inscrições.
1 Comentários
Boa prefeito, entregue a Deus as perseguições, saiba que o Senhor não dorme.
ResponderExcluirBom trabalho e conte sempre comigo.
Seu amigo Valdenor Ramos
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.