Um mega espetáculo que reuniu música, canto, dança e teatro, estrelado por mais de 600 artistas coarienses, encerrou na noite deste domingo (22) a programação natalina realizada desde o último dia 7 de dezembro, na Praça da Catedral, Centro de Coari, a 363 quilômetros da capital do Amazonas. O musical “Jesus, o Maravilhoso” foi integrado ao espetáculo infantil “Natal no Egito”, resultando em quase duas horas de apresentação, aplaudida de pé pelo público formado por milhares de pessoas espalhadas pela praça.
“Jesus, O Maravilhoso” é um musical que mostrou ao público o nascimento de Cristo e a união de todos os povos da Terra em nome do seu amor, apresentados por meio de um verdadeiro espetáculo de música, dança, canto e teatro a céu aberto. No repertório, constaram musicas como “Pai Noscso”, “Jesus, o Maravilhoso”, “Canção de Maria”, Emanuel” e “Adorai”, dentre outras.
A encenação foi integrada ao espetáculo infantil “Natal no Egito”, no qual 250 crianças contaram ao público, por meio de música, dança e teatro, a chegada do Natal na terra dos faraós, após o nascimento de Cristo.
O musical contou com a participação do Coral Municipal adulto, com 120 vozes; o Coral Infantil, com 185 crianças; a Orquestra Municipal, com 50 integrantes; o balé folclórico, composto de 24 dançarinos; o grupo de balé gospel, formado por 38 bailarinos; o corpo de dança de Coari e o balé infantil, com 80 componentes no total; e o grupo de teatro de Coari, além da apresentação da solista Daniele Almeida, de apenas 14 anos e que se tornou uma revelação na música gospel coariense.
O espetáculo teve como diretor artístico o tenor concursado pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas (SEC), Alfredo Vieira, e foi realizado em um palco de 576 metros quadrados, instalado na praça, composto por cinco cenários de 7m de altura, representando as maravilhas do mundo moderno, como o Coliseu de Roma, as pirâmides do Egito, as Muralhas da China, o Cristo Redentor, e ainda, a “Terra do Gás”, representada pela primeira escola da cidade de Coari, a Escola Estadual Lopes Braga e pela Catedral.
A programação de Natal iniciada no dia 7 de dezembro, contou apresentações realizadas todas as noites, que incluíram espetáculos individuais dos grupos que compõem o Auto de Natal e apresentações de grupos artísticos de várias igrejas católicas e evangélicas da cidade.
Em números
Para a encenação do Auto de Natal, “Jesus, O Maravilhoso”, foram produzidos 600 figurinos, por uma equipe composta por 10 costureiras e uma estilista, além de passadeiras, maquiadores e cabeleireiros. O espetáculo também utilizou 600 pares de sapatos e mais de 25 mil acessórios entre cintos, lenços, joias e presilhas de cabelos. O musical mobilizou ainda mais de 1,2 mil pessoas entre carpinteiros, marceneiros, engenheiros, arquitetos, pintores, operadores de máquina, eletricistas e outros profissionais envolvidos, todos coarienses.
De acordo com o prefeito de Coari, Adail Pinheiro, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e demais secretarias envolvidas já está trabalhando para a programação de Páscoa com o espetáculo da ressurreição de Cristo. “Este musical marcou o retorno do Auto de Natal em Coari, que deixou de ser realizado durante quatro anos. Nossa meta é incluir o município no calendário religioso do Amazonas”.
Fotos: Ismael Neves
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.