A política de desenvolvimento territorial será discutida por gestores dos governos federal e estadual nesta quarta e quinta-feira, dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 17h, no auditório Dorinha Prado da Secretaria de Estado de Assistência social e Cidadania (Seas – avenida Darcy Vargas, nº 77, Chapada, zona centro-sul).
O encontro é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp) em parceria com a Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e faz parte do Programa de Desenvolvimento Regional, contemplado no Plano Plurianual 2012/2015.
O objetivo do encontro é nivelar o conceito da política de desenvolvimento territorial para compreender o cenário atual dos territórios de identidade do Amazonas e com isso gerar ações e responsabilidades para o crescimento socioeconômico da região e redução das desigualdades inter-regionais.
Outro ponto a ser discutido é a reativação do Comitê de Articulação Estadual dos Territórios da Cidadania. "A iniciativa vai fortalecer a integração entre os governos tendo em vista articulações para investimentos em infraestrutura nos territórios que vão beneficiar a população em setores como o da habitação, desenvolvimento urbano e o econômico, por exemplo", informa o titular da Searp, José Farias.
Na sua apresentação, a diretora de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Márcia Quadrado, vai abordar o Programa Territórios da Cidadania, seus colegiados e a importância da gestão social. O mapa e a situação atual dos territórios, as cadeias produtivas existentes e os investimentos em infraestrutura também farão parte da programação.
Para concluir os debates, haverá uma definição de estratégia de gestão e a elaboração de um termo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.