No final da tarde do último sábado (13) a prefeitura de Coari, através do prefeito em exercício Igson Monteiro, entregou para a comunidade coariense e para os marchantes o abatedouro municipal totalmente reformado e dentro das especificações técnicas para o funcionamento. Até então, o local estava sem funcionar pois não atendia as normas de higiene e a própria prefeitura havia interditado o local para que não fosse fornecida carne sem qualidade para os coarienses. Ao assumir a Prefeitura de Coari, o prefeito Adail Pinheiro encontrou o abatedouro municipal sem a menor condição de funcionamento.
Foi necessário tomar providências enérgicas e emergenciais para mudar a situação, por se tratar de um assunto de saúde pública. As reformas iniciaram dentro das especificações técnicas para atender as normas de higiene e saúde específicas para este tipo de serviço. O abatedouro municipal recebeu reformas em um total de 1.400 metros quadrados, composto de área de abate, área de limpeza, departamento administrativo, frigorífico, lareiras, currais, área de calçamento e de expurgo. No primeiro momento, o local deve ser administrado pela associação dos marchantes que vai utilizar o local para o abate dos animais para a comercialização da carne.
Até mesmo o abate dos animais será feito através de uma pistola pneumática, comprada para prefeitura, o que substitui a utilização da maneira tradicional do abate, que até então era realizada em Coari, através de machadada. Com a utilização da pistola pneumática as normas técnicas são obedecidas e o stress do animal é evitado, o que contribui para uma carne de melhor qualidade no consumo final. Além disto, o transporte da carne até o mercado municipal será feito em caminhão fechado também disponibilizado pela prefeitura.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.