PENSATA: Coari saindo do limbo político no contexto do Estado do Amazonas.


Daniel Maciel

A grande verdade é que Coari começa a sair daquela situação de abandono administrativo social e político em que se encontrava há três anos. Foi assim: uma terra que mesmo possuindo uma riqueza maravilhosa em seu subsolo, um povo hospitaleiro e gentil, no entanto, por conta dos desmandos administrativos se tornava um limbo politico dentro do Estado sem que nada de consistente fosse realizado no âmbito da administração pública em relação a presença da governança estadual, não porque o Estado não quisesse, mas porque por conta da administração local, não havia iniciativa para isso.

Quatro anos sem investimentos fundamentais em Educação, Saúde e Infra-Estrutura Urbana. É possível analisar e comprovar o fato de o governador nunca haver ido ao município comprovando o quanto fora de eixo estava Coari no contexto administrativo do Amazonas.

Agora Coari está retomando aos poucos a rota do progresso e consequentemente volta a ao centro dos eventos politicos, passa a ser visto e notado novamente.  O resultado disto é que o Estado começa ver a utilização dos recursos públicos sendo utilizados em favor da população. Salários em dia, o direito dos servidores públicos sendo respeitados, o diálogo com a PETROBRAS sendo restabelecido,  recuperação de escolas, de praças, da iluminação pública, da segurança pública dentre outros fatores e agora, investimentos do Governo do Estado que chega Como uma importante parceria para o Município.  

É possível dizer que o município realmente melhorou neste últimos 4 meses? Qual o parâmetro para isso? O maior parâmetro são os últimos 4 anos. Quem vive em Coari sabe distinguir a rápida mudança para melhor que o município viveu nestes últimos meses. Outros que conseguem perceber a diferença são aqueles que conseguem analisar o município sem paixão partidária. Mesmo aqueles que não moram no Município, mas que sem paixão consegue abstrair a diferença estrutural da realidade do antes e do agora baseado no conhecimento da realidade. A diferença para melhor é gritante... Mesmo com a consciência de que muito, mas muito mais necessita ser feito.

Assim, podemos esperar mais desenvolvimento se o ritmo de trabalho for mantido. A postura progressista e social pode definitivamente consolidar a tendência de Coari como um município fundamental para a economia do Estado e elevar a qualidade de vida do seu povo. O calcanhar de Aquiles deste processo de crescimento ou retrocesso está na capacidade de gerenciar a complexidade de um município tão importante. Gerenciar, administrar bem os recursos públicos, planejar estrategicamente o futuro e investir em políticas de médio e logo prazo pode continuar fazendo a diferença para Coari e para os coarienses.  

Postar um comentário

0 Comentários