Foto: Jaime Levy
Unidos para ficarem mais fortes. Essa é a proposta sustentada pelos prefeitos de municípios localizados na parte média do rio Solimões. As reuniões informais já vinham acontecendo há algum tempo, mas durante o último dia 18 de maio, no município de Alvarães, a proposta ganhou corpo e até um nome provisório: Consórcio de Municípios do Médio Solimões. O encerramento da festa religiosa em homenagem ao Divino Espírito Santo serviu como palco da reunião.
O grupo será composto dos municípios de Alvarães, Anamã, Anori, Coari, Codajás, Japurá, Maraã, Tefé e Uarini. De comum entre eles, além da geografia, há as atividades econômicas voltadas ao setor primário, com exceção de Coari, que recebe royalties pela exploração de gás natural e petróleo.
Para o deputado federal Átila Lins, a união vai fortalecer a atuação das prefeituras, que poderão contar com os investimentos dos governos estadual e federal, mesmo diante da rigidez típica dos órgãos de controle da União.
Liderados pelos prefeitos de Coari, Adail Pinheiro; pelo ex-prefeito de Tefé e de Alvarães, Sidônio Gonçalves; pelo atual prefeito de Alvarães, Mário Litaiff, pelos presidentes das Câmaras de Vereadores de Coari, de Tefé e de Alvarães (Dêca, de Coari; João Paulo, de Tefé e Ademir Beija-Flor, de Alvarães) e pelos deputados Átila e Belarmino Lins, o movimento ganha força nos moldes dos consórcio já existentes no alto Solimões e alto rio Negro.
O prefeito Adail Pinheiro considera a proposta como uma iniciativa válida para ajudar a desenvolver os municípios vizinhos e o estado do Amazonas, "pois reconhecemos que o nosso município (Coari) se destaca entre os demais, mas não podemos fechar os olhos e ignorar os problemas que enfrentam. Além do mais, Coari passou a ser destino de migração, que antes era Manaus, isso acarreta uma preocupação maior para nosso governo", explicou.
0 Comments:
Postar um comentário
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.