Vera Castelo Branco se reúne com prefeitos de municípios da Região Metropolitana

Em Destaque
0


Os prefeitos dos municípios que integram a Região Metropolitana de Manaus (RM) se reuniram com a deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB) no auditório Conêgo Azevedo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), para discutir soluções de mobilidade urbana. Entre as questões debatidas estavam a construção de um terminal rodoviário no Careiro Castanho, o cadastramento de cooperativas de transporte e normas, que priorizem a segurança dos usuários do serviço. Os prefeitos dos municípios de Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri e Nova Olinda do Norte participaram do encontro, que começou pela manhã e terminou à noite.

A deputada Vera Castelo Branco disse que o encontro contribuiu para o reconhecimento dos municípios como integrantes da RM, que antes não era conhecida por conta da liminar do Ministério Público, que impedia a inclusão das cinco cidades na RM. A liminar foi derrubada pela justiça.

Ela solicitou ao Governo do Estado a construção de uma estação rodoviária no município do Careiro da Várzea, durante a realização de uma audiência pública para saber as reais necessidades dos cinco municípios inseridos por ela na Região Metropolitana de Manaus. O pleito da deputada foi referendado pelo prefeito do município, Pedro Guedes (PSD), informou que a secretária de infraestrutura do Governo, Waldívia Alencar, está ciente do pedido, só faltando o aval do> governador Omar Aziz (PDS) para dar andamento a obra.

Vera explicou que as pessoas que demandam os municípios do Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Autazes, principalmente, não têm onde ficar quando saem de Manaus, ficando ao ar livre e sujeitos, portanto, às intempéries. "Esse terminal é fundamental para que os passageiros das balsas tenham onde ficar enquanto esperam os ônibus que os levarão ao ponto de destino", ressaltou a parlamentar.

Os prefeitos Vanderlan Sampaio (PMDB), de Autazes, Hamilton Villar, do Careiro Castanho (PMDB), e Guina Pureza (PRTB), do Manaquiri, presentes na Audiência Pública, pediram à Polícia Militar para instalar uma companhia ou batalhão para zelar pela integridade de, pelo menos, 150 mil pessoas. Segundo eles, nos municípios que representam os problemas causados com a inauguração da ponte Rio Negro "praticamente duplicaram". Mas, para o presidente da Câmara Municipal do Careiro Castanho, João Doze, a Polícia Militar tem demonstrado efetivo controle no combate às drogas. "Na Comunidade do Pururupuru o problema das drogas praticamente se acabou, depois que o comandante da guarnição local tomou a si a questão e acabou com o tráfico", disse ele. Para o subcomandante da PM, coronel Moysés, a integração entre as polícias militar e civil já é uma realidade e ressaltou que um batalhão fluvial já está sendo construído para atender os municípios da região. Segundo ele, o pleito dos prefeitos será avaliado pelo governador Omar Aziz e pelo Comandante da PM, Almir David, mas garantiu que 18 viaturas já foram enviadas para o interior, numa prova de que o governo do Estado tem olhado com bastante atenção para este pessoal do interior.

Ele acrescentou que o Programa Ronda do Bairro já está implantado em Iranduba e em Manacapuru, faltando apenas uma avaliação mais coerente do contingente populacional e do crescimento da marginalidade para se expandir para outros municípios.

Augusto Banega Montenegro - MTB 189
Tags

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)