Iranduba inicia projeto-piloto do Ronda no Bairro no interior do Estado

Em Destaque
0

Após ser implantado em toda a capital amazonense, o Ronda no Bairro segue para o interior do Estado. O município de Iranduba (a 28 quilômetros de Manaus) é o primeiro a receber as ações para implantação do programa, cuja operação na cidade servirá como projeto-piloto para estender o Ronda no Bairro a mais 12 municípios do Amazonas, inicialmente.

Um dos primeiros passos para a implantação do novo sistema de segurança em Iranduba foi a realização do curso de capacitação para mais de 60 policiais militares e civis que vão atuar na região, assim que o governador Omar Aziz oficializar a implantação do programa na cidade. O município também já passou pelo processo de mapeamento de áreas, com a divisão da cidade em seis setores, incluindo o Cacau Pirêra, para o planejamento das ações do Ronda no Bairro. 

Na manhã desta segunda-feira, a pedido do governador Omar Aziz, a presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, realizou a entrega dos certificados de conclusão do curso aos policiais, em solenidade no plenário da Câmara Municipal de Iranduba. O evento também contou com a presença da titular da Secretaria de Governo (Segov), Rebecca Garcia.

Durante a cerimônia, Nejmi Aziz destacou a importância do Ronda no Bairro. "A população dos municípios quer e precisa de ações que são realizadas em Manaus em diversas áreas, inclusive na área da segurança. E hoje o Ronda no Bairro existe para somar e estar junto da comunidade. É importante que as pessoas saibam que a eficiência do programa se deve à interação entre as policias civil e militar e os cidadãos", ressaltou. 

O secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, comentou sobre a escolha de Iranduba para o projeto-piloto e ressaltou como deverão ser conduzidos os trabalhos nas demais localidades. "Iranduba foi escolhido pela proximidade com a capital e pela praticidade que teremos de montar um projeto-piloto e, a partir dele, iremos implantar o programa nos outros 11 municípios, escolhidos por calha de rio. As calhas de divisa de fronteira foram priorizadas também", pontuou.

Investimento-Para o interior, o programa vai contar com investimentos iniciais de R$ 100 milhões, beneficiandocerca de 685,6 mil pessoas nas cidades de Manacapuru, Iranduba, Parintins, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Eirunepé, Coari, Humaitá, Boca do Acre e Itacoatiara.


Adaptado à realidade – Além das disciplinas comuns, que foram aplicadas pelo programa na formação dos policiais do Ronda no Bairro na capital, o efetivo do interior deve receber treinamento com três novas disciplinas que fazem referências às realidades territoriais dos municípios amazonenses. São elas: policiamento ambiental e fluvial e desenvolvimento local.



FOTOS: ROBERTO CARLOS / AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)