
Abrindo oficialmente o ano letivo da rede pública estadual em 2013, o governador do Amazonas, Omar Aziz, inaugura nesta segunda-feira, 4 de fevereiro, às 10h, o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Prof. Eng. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo. Com capacidade para atender a mil estudantes, este será o 10º Ceti construído pelo Governo do Estado – outros 27 já estão em andamento e devem ser inaugurados até 2014. O evento contará com a presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), a primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz.
“Queremos expandir ao máximo o número de escolas de tempo integral no Estado. Somente para o interior estamos planejando a construção de mais 23 Cetis como este que iremos inaugurar”, disse o governador. Segundo ele, o ano letivo inicia com grandes novidades para a educação no Amazonas, entre as quais a distribuição de tablets a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e também para os professores. Outra boa notícia para os professores será a realização de um grande programa de formação profissional, que vai permitir a expansão de vagas de pós-graduação.
Serão pelo menos 3 mil novas vagas gratuitas de especialização lato sensu disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em universidades públicas e privadas. Ainda estão previstas a expansão do programa de reforço escolar, entre outras ações, a serem anunciadas pelo governador. Novo Ceti – Localizado na rua Uirapuru, s/nº, no bairro Cidade de Deus (próximo à Reserva Ducke), o novo Ceti atenderá inicialmente a 927 alunos de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio, oferecendo a modalidade de educação em tempo integral. Com investimentos de R$ 13 milhões, a escola possui 24 salas de aulas climatizadas, piscina semiolímpica, auditório, quadra poliesportiva coberta, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, sala de música, sala para atividades de dança, refeitório, cozinha, gabinete odontológico e salas administrativas.
O novo Ceti também contará, de forma pioneira, com atividades formativas do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharias) e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com os quais a Seduc, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas (Fapeam), oferecerá capacitação aos estudantes visando suscitar talentos para ciências exatas.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.