"Glorioso!", espetáculo natalino promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, fez jus ao nome e emocionou o público de mais de 100 mil pessoas que lotou o Largo de São Sebastião no Centro de Manaus, na noite da última terça-feira (25), para assistir ao evento marcado pela criatividade e tecnologia que recriou de forma inovadora o nascimento de Jesus.
Com direito a anjos "voando" sobre a praça e projeções que transformaram a fachada do Teatro Amazonas ora em cenários bíblicos ora em um castelo de doces, o Concerto de Natal produzido pelos técnicos da secretaria em parceria com a empresa norte-americana Hardrive – que no currículo tem trabalhos para o Grupo Disney e Universal Studios – foi transmitido ao vivo pela TV, Internet e nos próximos meses irá ser lançado em DVD.
Ao chegar ao Largo, o governador Omar Aziz se disse ansioso para assistir ao espetáculo e destacou a importância da data. "Como cristão, torcemos para que Manaus e o Amazonas tenham sempre paz, amor e as famílias se confraternizando", afirmou Aziz que assistiu a festa ao lado da família e de vários representantes do Legislativo e do Judiciário estadual.
Com mais de 4,5 mil artistas – todos integrantes de projetos e ações culturais promovidas pelo Governo do Estado – "Glorioso!" foi aberto com a benção do arcebispo de Manaus, D. Luiz Soares Vieira que em discurso emocionado parabenizou a iniciativa que este ano completa 10 anos.
Em seguida, imagens antigas das obras e da construção do Teatro Amazonas, transportaram o público para o esplendor do auge da Era da Borracha. Em um baile de Natal no salão nobre do teatro (seis dias antes da inauguração oficial), pai e filha falam sobre o nascimento de Jesus e deram início ao evento dividido em três atos e com 90 minutos de duração.
Alternando imagens dos palcos – no total quatro do tamanho de dois campos de futebol – os telões espalhados no Largo e nas ruas próximas foram uma atração a parte e permitiram ao público conferir de perto todos os detalhes e movimentos, inclusive com tradução em libras para os deficientes auditivos. Para os cadeirantes, áreas especiais com acesso exclusivo foram destinadas em diversos pontos e na Igreja de São Sebastião, um sistema de áudio descrição foi instalado permitindo aos deficientes visuais aproveitarem o show.
Após uma grande confraternização que contou com todos os artistas no palco dançando e cantando junto com o público, o secretário de Cultura Robério Braga agradeceu a dedicação e o trabalho da equipe de mais de dois mil profissionais que por quase um ano atuou nos bastidores e na produção do espetáculo.
"Foram muitos desafios e saímos mais fortalecidos e melhores. Aprendemos muito, mas também mostramos que podemos e sabemos fazer espetáculos de nível internacional. Colocamos o Amazonas no roteiro das grandes festas de final de ano do País além de gerar mais emprego e renda para mais de 20 mil pessoas", afirmou emocionado Robério, de joelhos e com lágrimas nos olhos, em frente a equipe da secretaria.
VEJA MAIS IMAGENS DO ESPETÁCULO:
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.