Bases do Esfron beneficiam oito municípios do Amazonas


Oito municípios da região de fronteira do Amazonas serão diretamente beneficiados com o reforço de policiamento que o Governo do Estado implanta nesta terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de dezembro, nas cidades de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, de acordo com a programação da Estratégia Estadual de Segurança Pública Integrada para a Região de Fronteira e Divisas do Amazonas (Esfron). 

As bases serão inauguradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) para combater crimes que afetam as populações dos municípios nas áreas de fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru, como roubo de veículos e cargas, tráfico de drogas, armas e pessoas, transporte de cargas perigosas, agressões ao meio ambiente, contrabando e descaminho.

"Além dos crimes comuns a qualquer cidade do interior, esses municípios sofrem forte influência por serem vizinhos simplesmente dos maiores produtores de entorpecentes do mundo, com consequências na criminalidade em Manaus e em outras capitais do país", disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, ao embarcar para coordenar a instalação das bases.

Vital ressalta que, com a instalação das duas bases, serão realizadas constantes operações também nas cidades próximas de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, como é o caso de Benjamim Constant, Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, no alto rio Solimões, e Barcelos e Santa Izabel do Rio Negro, no alto rio Negro, sempre em integração do Sistema de Segurança Pública (polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Detran) e órgãos federais, como Forças Armadas e polícias Federal e Rodoviária.

O atendimento imediato a ocorrências nesses municípios será feita pela Força Integrada de Resposta Rápida, uma equipe formada por policiais, bombeiros e agentes treinados especialmente para atuar em regiões de fronteira. Vital disse que desde abril Tabatinga já conta com essa força especial, atuando na operação Fronteira Segura.

A partir da completa instalação das bases de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira com viaturas, armas e equipamentos adquiridos em convênio com o a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a SSP-AM vai reforçar o contingente das polícias Civil e Militar. A partir de 2013, com um novo convênio, na casa dos R$ 13 milhões, o Esfron vai alcançar o município de Boca do Acre, no sul do Amazonas, e outras cidades, de acordo com o coronel Vital.

No próximo dia 13, como conclusão da implantação das bases do Esfron, o Ministério da Justiça, via Senasp, lançará uma operação integrada e simultânea nos 11 estados brasileiros que compõem o projeto de segurança nas fronteiras.

Postar um comentário

0 Comentários