Governo do Amazonas promove evento sobre Alzheimer no Centro do Idoso

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas), em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer - Regional Amazonas, promove na próxima sexta-feira, 21 de setembro, das 8h às 12h, no Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/nº, bairro Aparecida, zona sul), uma manhã de socialização de informações sobre a doença de Alzheimer. A entrada é gratuita.

Na mesma data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, 21 de outubro, o Centro do Idoso em Manaus foi uma das unidades de referência indicadas para a promoção do evento, devido às atividades realizadas com aproximadamente 1,5 mil idosos diariamente.



A diretora do Centro de Convivência do Idoso, Renata Eliziário, explica que está contente com a escolha do Centro do Idoso para sediar este evento em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer.  “Esta é uma doença que já atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil e vai ser de extrema importância aos idosos para que eles tirem dúvidas, aprendam sobre os sintomas, as formas de prevenção e de tratamento da doença”, conclui Renata.

Sobre a doença – O Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável, mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

A doença foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo cerca de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos, porém sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

Postar um comentário

0 Comentários