O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), inicia nesta quarta-feira, 8 de agosto, a partir das 16h, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste), a primeira aula de goalball para um grupo de nove crianças, adolescentes e jovens com deficiência visual. O trabalho conta com a parceria da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).
Goalball é um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão. O objetivo é arremessar uma bola, que contem guizo, com as mãos no gol do adversário. A percepção do jogador é pelo tato e a audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. É necessária muita concentração dos jogadores, por isso o silêncio da torcida e da equipe é importante. A partida tem duração de dois tempos de dez minutos com três minutos de intervalo entre eles.
De acordo com a coordenadora técnica do Centro de Convivência, Ítala Patrícia, a ideia de realizar o goalball surgiu do interesse de um grupo de nove deficientes visuais e do professor de Educação Física da Sejel, Edinézio Santos de Assunção, que é deficiente visual parcial e vai ministrar aulas. "A prática desse esporte é muito importante para o desenvolvimento global e a socialização do deficiente visual", disse Ítala.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.