Polícia Militar apresenta tropa da Operação Parintins 2012


A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) embarca na próxima segunda-feira, dia 25 de junho, a primeira tropa, com 300 policiais, que vai atuar nas ações de segurança da Operação Parintins 2012, reforçando o controle e monitoramento na cidade durante o Festival Folclórico. A megaoperação envolverá 750 policiais militares de Manaus e do município e permitirá que o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública, coloque em teste o plano de ação em desenvolvimento para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.



Considerada a mais complexa das operações realizadas pela Polícia Militar este ano, por conta da grandiosidade do Festival Folclórico de Parintins, que deverá atrair cerca de 100 mil turistas, a Operação contará com ações de policiamento ostensivo a pé, em viaturas e a cavalo, além do monitoramento aéreo e fluvial. Um novo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi montado e 15 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. As imagens captadas podem ser controladas na unidade local e na sede do Ciops em Manaus.


Folders com orientações de segurança e as maneiras de entrar em contato com a polícia serão distribuídos. Segundo o coordenador da Operação, coronel Daniel Piccolotto, toda a parte administrativa e organizacional da operação já está em Parintins, o que compreende 50 policiais e as 70 viaturas, quatro embarcações, cinco cavalos e cinco cães farejadores e o helicóptero. Até quarta-feira (28), toda a tropa estará na cidade. "A operação começa efetivamente na segunda-feira com a chegada da primeira tropa com trezentos policiais. Além do efetivo que vamos enviar de Manaus, contaremos com cerca de 130 policiais de Parintins", informou.


Para facilitar o trabalho, a Polícia Militar dividiu Parintins em quatro zonas para o policiamento ostensivo, que será nos mesmos moldes do programa Ronda no Bairro. "A Polícia Militar atuará de forma setorizada. Estaremos empregando policiamento parecido com o do Ronda no Bairro. Teremos atuação do policiamento no Festival e também na cidade para que a população e o visitante se sintam seguros", disse.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES


Postar um comentário

0 Comentários