A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em articulação com as demais secretarias da administração estadual, concluiu a primeira fase do programa Viver Melhor – Habitação, que realiza reformas de acessibilidade nas casas de pessoas com deficiência. Na primeira fase, foram beneficiadas 150 famílias. No próximo dia 20 (quarta-feira) de junho, mais 350 famílias serão beneficiadas, a partir da assinatura do Termo de Compromisso que autoriza as reformas de acessibilidade em suas residências.
A assinatura do documento será realizada com a presença das 350 famílias beneficiadas pelo programa, criado pelo governador Omar Aziz. A solenidade será no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (rua Gandu, nº 119, núcleo 8, Cidade Nova, zona norte), a partir das 9h.
Além da obra, que vai garantir uma melhor qualidade de vida a essas famílias, cada contemplado no programa irá receber o kit social que é composto por: cadeiras de rodas e cadeiras de banho, colchões comuns e especiais, fraldas geriátricas, lençóis, travesseiros, camas com proteção lateral e ventiladores.
Seped, Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas) e Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab) atuam em conjunto para executar melhorias nas moradias das pessoas com deficiência por meio da execução de obras e serviços de engenharia e adaptação arquitetônica do imóvel, observando o cadastro único realizado pela Seped com apoio da Seas.
Amazonas Social – O Viver Melhor – Habitação integra o programa Amazonas Social, projeto do Governo Estadual que reúne todas as ações voltadas para a área social e cidadania. As demais vertentes do Viver Melhor são Atividades Motoras e Reabilitação.
O Viver Melhor Atividades Motoras oferece esporte e lazer, com a utilização, sob a orientação de profissionais, da estrutura dos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), como piscinas, salas de dança, consultórios, entre outros. Os espaços são ocupados com atividades fisioterápicas e de educação física para pessoas com deficiência, a partir das 16h.
O Viver Melhor – Reabilitação tem supervisão da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e oferece reabilitação do paciente por meio de atendimento multidisciplinar no Centro de Reabilitação Antônio Aleixo, localizado no bairro de mesmo nome, com atendimento médico, psicológico e de assistência social. A vertente também agrega o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.