Detran-Am disponibiliza senha para que o cidadão possa acompanhar tramitação de processos on-line


Para agilizar e desburocratizar o atendimento ao cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está realizando uma série de investimentos no atendimento on line. O mais recente é o sproweb, um sistema de verificação, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam). O sistema vai permitir que o usuário possa acompanhar a tramitação do seu processo junto ao órgão, por meio do site da instituição.




A diretora-presidente do Detran-Am, Mônica Melo, explica que, a partir de agora,  ao dar entrada em qualquer documentação, o cidadão receberá uma chave (senha) que vai permitir  que ele possa acompanhar a tramitação administrativa desse documento. Com essa chave, o cidadão vai poder saber, por exemplo, quanto tempo o processo permanecerá em cada setor. "O cidadão terá certeza da tramitação e poderá localizá-lo a qualquer momento", esclarece.

Mônica Melo acrescenta, ainda, que, além de ser um elemento facilitador de consulta para o cidadão, o sproweb é também uma ferramenta de transparência. "Se perceber que seu processo está há muito tempo parado num determinando setor, o cidadão poderá acionar a Ouvidoria e cobrar uma providencia", afirma.

A diretora-presidente do Detran-AM lembra ao usuário que a senha que ele vai receber é  individual, personalizada e de uso exclusivo. Segundo Mônica Melo, outros sistemas estão sendo desenvolvidos para facilitar ainda mais o acesso do cidadão aos serviços prestados pela instituição, e também tornar mais transparente as ações e atos do Detran-AM.

Atualmente, no site da instituição, o cidadão já tem a disposição uma série de serviços, como, por exemplo, solicitar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agendar renovação de habilitação, alterar endereço de condutor, consultar a situação do veículo, marcar exames, fazer consulta da pontuação do condutor, licenciamento anual, andamento do processo de habilitação, entre outros.


Postar um comentário

0 Comentários