Augusto Banega Montenegro*
Com as constantes chuvas que têm desabado sobre a região nos últimos, a cabeceira da ponte da Poranga, no sentido Manaus Itacoatiara, está comprometida e pode desabar a qual instante, deixando a cidade isolada, por via terrestre, de todo o mundo.
Por enquanto medidas paliativas estão sendo tomadas tanto pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) quanto pela Prefeitura de Itacoatiara, mas o local monde está instalada a ponte continia cedendo e pode ruir.
Segundo o meu amigo Evandro, que me cedeu as fotos, a camada asfáltica que era de 6.50m de largura só está com 3.80m, numa prova inconteste de que a estrada deve desabar a qualquer momento, caso as chuvas persistam em cair sobre a cidade.
O momento exige profunda reflexão tanto do governo do Estado quanto do governo Municipal. Aliás, antes da reflexão e do bater no peito e de se punir com o "mea culpa", as duas administrações deveriam unir seus técnicos e encontrar, emergencialmente, uma solução para o problema. Afinal, a ponte desabou faz um ano e, em doze meses, houve tempo suficiente para que se refizesse todo o sistema viário do local. Se não foi feito nenhum estudo ou planejamento é porque houve má vontade e preguiça. Isso é incontestável e não dá para esconder.
* É jornalista
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.