O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reforça as operações de fiscalização, a partir de quinta-feira (5), para garantir maior segurança à população durante o feriado prolongado da Páscoa. A operação 'Páscoa Doce e Feliz', que também envolve trabalho educativo, teve início nesta segunda-feira (2) e vai acontecer até o próximo dia 11 de abril com a entrega de folders educativos nas principais vias de Manaus com orientações de segurança aos motoristas.
Segundo a diretora do Detran-AM, Mônica Melo, a meta da operação é coibir crimes de trânsito, principalmente os relacionados à embriaguez. "O nosso objetivo é reduzir o número de mortes. Todo tipo de irregularidade será verificada, mas vamos, estrategicamente, focar na 'lei seca' e na direção sem habilitação, que têm sido nossos maiores índices de infrações", disse.
A campanha educativa no trânsito vai percorrer vias como a Avenida André Araújo, Grande Circular, Noel Nutels, Sete de Setembro, saídas para rodovias intermunicipais e a Ponte Rio Negro. A operação de fiscalização para verificar o cumprimento das leis de trânsito acontecerá em pontos estratégicos da cidade. Todos os motoristas abordados serão convidados a fazer o teste do bafômetro. Quem se recusar poderá ser punido administrativamente com multa de R$ 957,70 por dirigir sob suspeita de embriaguez e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida, resultando na suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Mônica Melo afirma que há alternativas para evitar dirigir embriagado, a exemplo da campanha Amigo Legal, desenvolvida pelo Detran-AM e que incentiva grupos de amigos a escolherem uma pessoa para não ingerir bebidas alcóolicas e se responsabilizar pelo transporte dos demais. "Nossa meta é reduzir consideravelmente os acidentes por embriaguez no trânsito, intensificando a fiscalização e as campanhas de conscientização. O motorista pode evitar muitos transtornos se utilizar medidas seguras, como o Amigo Legal".
No feriado da Páscoa de 2011, as operações de fiscalização de trânsito efetuaram a apreensão de 54 veículos, 11 CNHs e seis documentos de porte obrigatório, totalizando 71 apreensões. Das 143 infrações cadastradas, 41 foram referentes a motoristas que dirigiam sem habilitação, 23 por permitirem que pessoas não habilitadas assumissem o volante e 17 por condução veículo com o licenciamento em atraso.
FOTOS: ROBERTO CARLOS
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.