Abril cultural premia indígenas nas modalidades esportivas



A Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) premiou nesta quarta-feira, 18 de abril, os participantes das modalidades esportivas do Abril Cultural Indígena, evento organizado pelo Governo do Estado desde o último dia 16, com o intuito de fortalecer a cultura indígena no Amazonas.


Com medalhas e troféus, a premiação marcou o encerrando da programação esportiva do Abril Cultural, que reuniu aproximadamente 300 participantes representando 15 etnias, nas categorias feminino e masculino, nas modalidades arco e flecha, natação, mergulho, corrida de saco, cabo de força, arremesso de lança e futsal.

De acordo com o secretário da Seind, Bonifácio José Baniwa, a programação cultural do evento seguirá até o final de abril em alusão ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira, 19. "No Dia do Índio, na sede da Seind, será realizada uma reunião do comitê gestor de ação integrada do Governo do Estado junto à Fundação Nacional do Índio (Funai). No encontro será discutido todos os anseios em prolda comunidade indígena para o ano que vem", disse.

Baniwa acrescentou que uma das exigências que será feita durante a reunião do comitê será a ampliação do Abril Cultural. "Percebemos que através do esporte conseguimos fazer um intercâmbio entre diversas etnias da Região Metropolitana de Manaus. Isso nos dá segurança para ampliar mais o evento para o ano que vem", disse.

Para a vencedora da medalha de ouro na modalidade individual feminino de arco e flecha, Juracy Ferreira, da etnia Sateré-Mawé, a oportunidade representa o resgate da cultura indígena. "O arco e flecha fez parte da minha infância; agora adulta, estou tendo a oportunidade de relembrar minhas origens", observou.

Cultura – Além de esporte, o Abril Cultural contempla a exposição de artesanato, fotos e vídeos indígenas que ficarão até o dia 26 no espaço de cidadania ambiental do Manauara Shopping, que fica na Avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga Paraíba).

Para o titular da Seind, esta é uma forma de divulgar a cultura indígena amazonense. "É um evento que estamos fazendo para valorizar e divulgar a cultura indígena e também fortalecer as organizações indígenas e as políticas públicas voltadas a essa população", disse.







Fotos: Roberto Carlos / AGECOM


Postar um comentário

0 Comentários