A Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI-UEA) deu início, nesta quinta-feira (1), à programação de cursos e oficinas que serão realizados no primeiro semestre de 2012. Segundo o diretor da institu
ição, Euler Ribeiro, além dos cursos na área de saúde, a universidade ampliou o leque de opções para os idosos e passa a investir também na qualificação profissional voltada para o mercado de trabalho.
Para o primeiro semestre, a UnATI disponibilizou 22 diferentes cursos gratuitos nas áreas de saúde, qualidade de vida, arte e cultura, exercícios terapêuticos, informática e idiomas. Cerca de 1.700 idosos se inscreveram para participar. "Nós estamos implementando muito a formação de recursos humanos para aproveitar a mão de obra dos idosos no mercado de trabalho. Então, temos cursos de recepcionista, formação de cozinheiros, retirada de espinha, que isso é um mercado de trabalho que se amplia. A proposta é abrir espaço aos idosos em algumas empresas", disse Ribeiro.
A aposentada Cláudia Costa, 70, participa dos cursos oferecidos pela UnATI há dois anos. Atualmente, é membro do coral e está matriculada para aulas de hidroginástica e dança. "Eu acho muito bom. Ocupo o meu tempo de forma útil. A gente tem outro ritmo de vida, sai daquela rotina diária de cuidar de casa. É uma vida muito mais saudável", frisou.
O autônomo Roberto Alencar, 62, vai participar pela primeira vez dos cursos da UnATI. Ainda em ativa no mercado de trabalho, ele vai fazer o curso de inglês com a intenção de trabalhar durante a Copa do Mundo, em 2014. "Eu já tinha interesse em participar dos cursos, mas ainda não tinha dado para fazer. A UnATI é uma iniciativa muito boa para as pessoas da terceira idade para que a gente se qualifique e tenha oportunidade mais nessa vida porque geralmente o idoso é relegado a segundo plano. Agora eu espero que melhore para mim", disse.
Entre os cursos oferecidos pela UnATI estão os de idiomas (português, inglês, francês e espanhol), informática, empreendedorismo, boas práticas de atendimento ao cliente/marketing pessoal e organização de eventos, tendo alguns destes a parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
As oficinas são pilates, caminhada, exercitando o equilíbrio, teatro, coral, seresta, dança de salão, dança coreográfica, violão, fotografia digital, exercitando a memória e uma vida mais prazerosa, entre outros. Os cursos e oficinas acontecem de segunda a sexta-feira, em quatro unidades: Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA – avenida Carvalho Leal, n°1.777, Cachoeirinha, zona sul); Escola Superior de Ciências Sociais (ESO – avenida Castelo Branco, n° 504, Cachoeirinha, zona sul); Centro de Convivência do Idoso (rua Wilkens de Matos, s/ nº, Aparecida, zona sul); e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (rua Santo Antônio e avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona oeste).
Fotos: Roberto Carlos / AGECOM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.