O Amazonas poderá sediar um encontro de empresários locais e russos no segundo semestre deste ano. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 26 de março, durante reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), e o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Akopov.
O embaixador está em Manaus cumprindo uma agenda de visitas oficiais aos principais órgãos públicos. Sergey revelou a Nicolau, David Almeida (PSD) e Wanderley Dallas (PMDB) que a Representação Comercial da Rússia tem interesse em realizar uma missão empresarial russa para firmar parcerias com empresas brasileiras em diversas áreas.
Nicolau explicou o funcionamento das operações industriais do Amazonas e destacou as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) em comparação com o restante do País. O presidente da Aleam lembrou a ampliação do modelo por mais 50 anos e a extensão dos benefícios fiscais à Região Metropolitana de Manaus (RMM).
"A Assembleia, junto ao Governo do Estado, está de braços abertos para receber os funcionários que queiram investir no Amazonas. Colocamos-nos à disposição para que esse evento aconteça no Amazonas, integre os empresários russos e brasileiros, atraia empresas e gere empregos aqui", pontuou o chefe do Legislativo Estadual.
Em paralelo à competitividade do modelo ZFM, o embaixador da Rússia afirmou que o Amazonas é forte candidato a receber a missão empresarial em virtude das similaridades entre o País e a região amazônica. Negócios na área de piscicultura, por exemplo, estão na mira do capital internacional, conforme Sergey.
"As potencialidades da nossa cooperação são muito grandes. As florestas da Amazônia e da Sibéria têm condições e problemas muito parecidos. Acumulamos experiências na defesa do meio ambiente e exploração", disse Sergey, sugerindo que a combinação das tecnologias russa e brasileira poderia render "atividades econômicas rentáveis".
Áustria deseja estreitar relações com o Amazonas
Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Aleam recebeu o embaixador austríaco no Brasil, Hans-Peter Glanzer, para quem "há muito espaço para intensificar as relações entre o Estado e a Áustria". Também participaram do encontro os deputados David Almeida e Fausto Souza, ambos do PSD, Tony Medeiros (PSL) e Adjuto Afonso (PP).
No encontro, os parlamentares colocaram em pauta as especificidades do Amazonas, bem como as ações voltadas à sustentabilidade e as perspectivas de desenvolvimento econômico. Nicolau lembrou que o Amazonas receberá a primeira fábrica da empresa de bebidas "Redbull" fora da Europa, após projeto aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam), em dezembro de 2011.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.