A Mostra Interinstitucional do Atendimento à Mulher no Estado do Amazonas, promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Manaus, Poder Judiciário e instituições ligadas a movimentos femininos, está oferecendo, desde esta segunda-feira, 5 de março, até a próxima quarta-feira, dia 7, vários serviços de saúde, de orientação jurídica e de emissão de documentos, entre outros, para o público feminino. As atividades iniciam às 8h e encerram às 17h.
O evento, que está sendo realizado no estacionamento da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM – avenida Mário Ipiranga Monteiro, antiga Recife, nº 3.395, conjunto Eldorado, Parque 10, zona centro-sul), segue a orientação do governador Omar Aziz de fortalecer ações de combate à violência contra a mulher e de garantir oportunidades e mais serviços sociais para a população feminina.
Presente na abertura do evento, a primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, ressaltou que a Mostra faz parte do calendário especial da gestão Omar Aziz em comemoração ao Mês da Mulher e que a programação foi elaborada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), por meio da Rede de Atenção à Mulher (RAM).
Como incentivadora das ações de combate ao câncer e à violência contra a mulher, a primeira-dama enfatizou a importância da mobilização e destacou o papel que a mulher possui na sociedade. "Fico feliz em saber que há uma união com várias instituições e órgãos para mobilizar este evento. E quem ganha com isso é o povo. E eu sempre digo que as mulheres querem somar na sociedade e no mercado de trabalho, pois elas possuem uma carga maior. Ainda que elas trabalhem fora ou dirijam uma empresa, a responsabilidade de educar os filhos, de cuidar da casa é sempre delas. E todas estão de parabéns".
Serviços oferecidos – Por meio de vários órgãos estaduais, a gestão Omar Aziz está oferecendo serviços para o público feminino, entre eles consulta ginecológica, preventivo, ultrassonografia e mamografia. Também estão sendo realizada a emissão de documentos (1ª e 2ª vias de carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF). Há, ainda, palestras com os temas "Qualificação Profissional", "Seguro-Desemprego", "Violência Doméstica e Familiar" e "Dependência Química". O Governo do Estado também está disponibilizando orientação e cadastro no programa Bolsa Família.
Na área de estética, estão sendo oferecidos os serviços de corte de cabelo, escova e manicure. No local, foi criado um espaço dedicado às crianças, que oferece várias atividades lúdicas enquanto as mães estão sendo atendidas. Os artesãos da Central de Artesanato Branco e Silva também participam do evento apresentando trabalhos indígenas, cosméticos e peças manuais.
Conscientização – Segundo a delegada titular da Delegacia da Mulher, Lia Carneiro, a Mostra pretende beneficiar a população e sensibilizá-la acerca dos crimes contra a mulher. "Nesses três dias de atendimento queremos que os cidadãos manauaras usufruam dos serviços na área da saúde, jurídica e que saibam também sobre como combater esse mal contra as mulheres e onde elas precisam buscar ajuda", enfatizou.
A investigadora da Delegacia da Mulher, Marilene da Silva, alerta as mulheres para agir contra a violência. "Que todas quando se sentirem ofendidas que se dirijam à delegacia porque vão receber o apoio necessário e as orientações para superar o problema, não somente aqui, mas nos serviços do Estado voltados para mulher", afirmou.
FOTOS:HERICK PEREIRA / AGECOM
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.