O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou nesta terça-feira, 27 de março, o balanço parcial da 'Operação Páscoa', cujo intuito é conferir se o peso dos ovos de chocolate, vendidos nos estabelecimentos comerciais do Estado, está de acordo com a informação contida na embalagem. As quatro marcas testadas foram aprovadas pelo órgão do Governo do Amazonas.
Foram verificadas até agora ovos das marcas Lacta, Nestlé, Arcor e Garoto. Segundo o presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, a operação, iniciada em 12 de março, continua até a próxima sexta-feira, 30, quando deverá ser divulgado o balanço referente a dez marcas de ovos de chocolate.
Além da pesagem, a 'Operação Páscoa' verifica também a conformidade com os padrões de qualidade dos brindes colocados dentro dos ovos. Segundo Márcio Brito, o peso desses brindes deve ser descontado da pesagem total do chocolate. No caso dos brindes infantis, além da questão do peso, o Ipem-AM exige o selo obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
"O brinquedo é um produto certificado pelo Inmetro e só pode ser comercializado se tiver a marca de certificação que garante que o objeto passou por todos os ensaios de qualidade e não representa risco em potencial à criança", acrescentou o presidente do Ipem-AM, reforçando que o descumprimento desses critérios pelas empresas pode acarretar em multa que varia de R$ 400 a R$ 200 mil.
A operação recolheu 800 ovos de chocolate para análise. Até sexta-feira próxima, a inspeção verificará marcas nacionais como a Kinder, Ferrero Rocher, Carrefour e Pietrobon, e as regionais Oiram Chocolates e Bombons Finos.
Dicas – Segundo o presidente do Ipem-AM, existem alguns procedimentos que o consumidor pode adotar para evitar ser lesado na compra do ovo de chocolate. "Se o consumidor tiver dúvida do produto que está comprando ele pode pesá-lo lá mesmo, na hora. Um ovo de páscoa que, por exemplo, na embalagem informa 150g, quando pesado, tem de mostrar uma pesagem maior, uma vez que tem a embalagem e, em muitos casos, o brinde".
Nos casos de ovos infantis com brindes, na própria embalagem deve vir informações como a faixa etária do brinquedo e o selo do Inmetro.
FOTOS: ROBERTO CARLOS
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.