Depois de lançar um programa de governo voltado para pessoas com deficiência física, o governador Omar Aziz afirmou que pretende focar parte das políticas sociais do seu governo na geração de oportunidades para as mulheres. Em entrevista na manhã dessa segunda-feira, dia 5 de dezembro, a um programa de TV local, Omar disse que já determinou ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria Estadual de Trabalho Emprego e Renda (Setrab) que direcionem a esse público parte de suas ações na área de capacitação e geração de emprego e renda.
Segundo ele, é grande o número de mulheres abandonadas pelos maridos que têm que cuidar sozinhas dos filhos. "Ela passa a vida toda se dedicando aos filhos. Quando o marido vai embora, ela não sabe fazer nada, porque não teve oportunidade de aprender. Então, cabe à gente dar essa oportunidade. Você pode capacitar a pessoa e depois ofertar o financiamento. Cabe a mim fazer isso. Olhar para essa mulher com olhar diferente", afirmou.
Entre os cursos já definidos que vão dar exclusividade às mulheres é o de capacitação para técnicos que vão operar os mamógrafos no interior. A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), é implantar mamógrafos em todos os municípios. O Governo vai precisar capacitar técnicos nesses municípios para operar os exames e o governador quer que esses profissionais sejam do sexo feminino.
De acordo com Omar Aziz, o foco nas pessoas será a marca de seu governo. "Pedi a Deus que se ele me desse a oportunidade eu queria ser o governador que pudesse amenizar o sofrimento e dar oportunidade às pessoas. Quantas mulheres são abandonadas por seus maridos e têm que ser pai e mãe dentro de casa com quatro cinco filhos?".
Obras de grande alcance – O governador ressaltou que além das ações na área social, planejou grandes obras para a sua gestão. Como exemplo citou a construção do Hospital da Zona Note e de uma Clínica de Reabilitação, previstos para o ano que vem, além da conclusão de nove hospitais no interior, que estão em obras. Outras prioridades são a construção de 36 novos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), dos quais 20 serão no interior e a Cidade Universitária, em Iranduba.
Ainda no interior, está em andamento um projeto para estimular a produção de pescado em regiões degradadas ambientalmente no Sul do Amazonas. Em Novo Airão, o destaque é para as obras que vão incentivar o município como polo turístico. "Já estamos trabalhando no projeto de urbanização, vamos fazer uma orla muito bela e implantar o programa Cama e Café da Manhã". Em Iranduba, segundo Omar Aziz, a licitação da Central de Abastecimento está em andamento. Para o ano que vem está prevista, ainda, a obra do Prosamim de Maués. "Outros projetos estão sendo encaminhados que dão na ordem de R$ 400 milhões e que espero aprovar no orçamento para que possa iniciar essas obras".
Omar Aziz também destacou que até julho do ano que vem conclui a implantação do Ronda no Bairro em toda a cidade. "Vou implantar a primeira etapa na zona norte, depois na leste e assim por diante".
Foco na Educação – O governador também disse que seu governo vai estar focado na melhoria da educação, cuja meta é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, pretende reforçar as ações voltadas ao Ensino Fundamental, entre elas ampliar para 90 mil o número de alunos no programa de reforço escolar. "Se a gente fizer isso, melhoramos nossa base de ensino e aí quando chegar no Ensino Médio esse aluno terá mais facilidade".
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.