O governador Omar
Aziz inaugura, nesta quinta-feira (22), às 18h30, a iluminação cênica da Ponte
Rio Negro. O sistema destaca o mastro central e os pilares ao longo dos 3,6
quilômetros da ponte, realçando a beleza arquitetônica do monumento. Utilizando
a moderna tecnologia LED, a iluminação cênica da ponte estreia com uma
combinação especial de luzes para a comemoração do Natal e virada de ano.
Controlado por meio
de um software, o sistema de iluminação cênica é formado por uma combinação de
cores em um conjunto de 12 diferentes cenários, o que permite a criação de
iluminações exclusivas para datas comemorativas. Com o emprego das lâmpadas de
tecnologia LED, a Ponte Rio Negro torna-se o maior empreendimento de iluminação
pública do Brasil com predominância da tecnologia, representando ganho em
eficiência energética e economia. As lâmpadas emitem luz com qualidade superior
as demais e reduz em pelo menos 50% o consumo de energia, além de baratear os
custos com manutenção.
O sistema de
iluminação cênica é composto por 258 postes metálicos e luminárias a LED ao
longo da ponte, realçando estais e pilares, além de 342 projetos para a
iluminação cênica no mastro central, 20 toneladas de cabos elétricos e oito
transformadores de distribuição de energia.
As luzes cênicas
fazem parte do contrato de iluminação total da Ponte Rio Negro, firmado após
processo licitatório que selecionou a proposta do Consórcio Rio Negro
Iluminação, no valor de R$ 17,5 milhões.
Além da iluminação cênica, o contrato
inclui a iluminação viária de toda a extensão da ponte e de cerca de 10
quilômetros dos acessos tanto do lado de Manaus quanto de Iranduba; o sistema
de proteção contra cargas atmosféricas, que é composto pela estrutura de
proteção dos pilares; e a iluminação e sinalização náutica, todos já
inaugurados juntamente com a ponte em outubro deste ano.
O governador Omar
Aziz vai inaugurar o sistema de iluminação cênica da ponte a partir de um barco
a cerca de 300 metros da ponte. Da embarcação, o governador vai acionar o
sistema e ligar as luzes que vão dar realce artístico à segunda maior ponte
estaiada do mundo.
Defensas – A
Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) conclui, neste mês de
dezembro, a instalação do sistema de defensas do vão central da Ponte Rio Negro
e, até fevereiro de 2012, nos quatro canais secundários, dois em cada margem do
rio. No vão central, já foram lançados todos os pontos de ancoragem das
defensas e os flutuantes estão sendo posicionados no canal principal, segundo
informou o secretário René Levy.
“No canal central são
quatro. Duas entre a ponte e a Ponta Negra e a outra entre a ponte e o São
Raimundo. Até fevereiro serão lançados as dos canais secundários, mais próximos
as margens, quatro em cada um dos canais”, disse o secretário.
Orçado em cerca de R$ 67 milhões, o sistema de
proteção dos pilares da Ponte Rio Negro foi projetado para permitir a passagem
de embarcações de grande porte, com capacidade para suportar impactos de
embarcações com peso de até 20 mil toneladas, sem restrição de horário.
São 12 balsas flutuadoras que serão implantadas
no entorno das colunas do vão central e dos vãos marginais subsequentes. As
balsas do vão central possuem 40 metros e as dos vãos marginais pouco mais de
20 metros. Tanto o vão central quanto os secundários terão dois sentidos de
navegação, um para as embarcações que sobem e outro para as que descem o rio.
Enquanto o sistema não é inaugurado, a Sociedade
de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH) está fazendo a defensa da ponte
com um empurrador e uma equipe de aquaviários especializados que acompanham as
embarcações, de passageiros ou cargas, com peso acima de 2 mil toneladas por
peso bruto. “Essas embarcações são acompanhadas para evitar qualquer tipo de
acidente. O empurrador faz a defensa garantindo a segurança da navegação e
evitando colisões com os pilares”, explicou o presidente da SNPH, coronel Luiz Gonzaga.
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