A
autorização, concedida por meio de ofício enviado à SRMM, na última
quarta-feira (19 de outubro), impõe como condição que embarcações acima de 2
mil toneladas de porte bruto (TPB) somente poderão utilizar os canais
principais para transposição da ponte, no período diurno, em boas condições
meteorológicas, com boa visibilidade, com auxílio de rebocadores e, com prático
embarcado. Para a transposição, as embarcações desse porte deverão solicitar
autorização à Capitania dos Portos.
Já as
embarcações de porte inferior a 2 mil TPB deverão utilizar os canais
secundários, conforme já vem sendo feito durante o período de construção da
ponte. De acordo com o secretário da Região Metropolitana, René Levy, são
poucas as embarcações com mais de 2 mil TPB a fazer o percurso sob a ponte.
Este ano, por exemplo, foi apenas uma até agora. A temporada de navegação de transatlânticos
na região acontece de novembro a março, quando aumentam as possibilidades de
embarcações desse porte passarem sob a ponte Rio Negro.
René
Levy explica que os procedimentos determinados são os mesmos que vinham sendo
adotados ao longo do processo de construção da ponte, quando as embarcações de
grande porte já vinham sendo conduzidas por rebocadores ao transpor os pilares
do vão central, obedecendo normas rígidas de segurança, determinadas pela
Capitania dos Portos. Numa distancia em torno de 500 metros antes da ponte, a
embarcação desliga o motor e é conduzida por um rebocador até 500 metros
depois, para então seguir viagem normal. A operação só é permitida no
período diurno.
“Como
tivemos uma alteração no cronograma por conta de atraso na entrega do material
importado para a construção das balsas de proteção, alguns vindos da China,
consultamos a Capitania que autorizou a continuação do procedimento atual após
a inauguração da ponte, sob a condição de que qualquer nova alteração do cronograma
seja informada com antecedência, conforme já vínhamos procedendo”.
Sistema
de Proteção – Orçado em cerca de R$
67 milhões, o sistema de proteção dos pilares da ponte Rio Negro foi projetado
para permitir a passagem de embarcações de grande porte, com capacidade para
suportar impactos de embarcações com peso de até 20 mil toneladas, sem
restrição de horário.
São 12
balsas flutuadoras que serão implantadas no entorno das colunas do vão central
e dos vãos marginais subsequentes – dois de cada lado. As balsas do vão central
possuem 40 metros e as dos vãos marginais pouco mais de 20 metros. Tanto o vão
central quanto os secundários terão dois sentidos de navegação, um para as
embarcações que sobem e outro para as que descem o rio.
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