Governo reabre Prato Cidadão do bairro Novo Israel



O Governo do Amazonas reabriu nesta segunda-feira, dia 10 de outubro, às 8h, o restaurante popular do projeto Prato Cidadão, na rua Nova Jerusalém – anexo da igreja Santa Helena – no bairro Novo Israel, zona Norte de Manaus. A unidade foi fechada no dia 30 de maio deste ano por conta da desistência da parceria com o Estado da empresa Nokia, que passou a apoiar atividades educacionais dentro dos Centros de Educação de Tempo Integral.

A reabertura se deu por determinação do governador Omar Aziz. O Governo do Estado assumiu o investimento do funcionamento do Prato Cidadão do Novo Israel, onde serão servidas 500 refeições/dia ao valor de R$ 1, cada. "A orientação do governador Omar Aziz é garantir o direito à alimentação adequada à população, como estabelece a nova redação do artigo 6º da Constituição Federal", disse a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Regina Fernandes, que coordena o projeto.

Na inauguração foi servido o tradicional "cozidão", acompanhado de arroz, farofa, macarrão, além salada com alface, tomate e cenoura. "Estamos felizes com o carinho do Governo do Estado com a nossa comunidade. O Prato Cidadão beneficia dezenas de famílias", disse a dona de casa, Eulália Lira.

Alimentação adequada – O Prato Cidadão foi criado em 2004 e faz parte do programa de Acesso à Alimentação Adequada, sendo destinado às pessoas que fazem suas refeições fora do domicílio ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O projeto garante alimentação diária ao preço de R$ 1, com valor calórico adequado.

Atualmente funcionam restaurantes no Centro (rua dos Andradas esquina com a rua Floriano Peixoto), nos bairros São José e Jorge Teixeira, zona Leste, Compensa, zona Oeste, e Alvorada, zona Centro-Oeste, todos em parceria com empresas do Distrito Industrial.

Balanço – Em sete anos de existência, foram servidas mais de 5,2 milhões de refeições dentro das seis unidades do Prato Cidadão, garantindo benefício direto a 177.926 pessoas cadastradas nos restaurantes. No período de 2004 a 2011, só o restaurante do Centro serviu 1,073 milhão de pratos, às 32.223 pessoas cadastradas. No Novo Israel, no mês de maio deste ano, foram distribuídas 9.692 refeições para 2.192 pessoas.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0 Comentários