Dez núcleos de esporte na capital e interior


          Dez núcleos esportivos serão instalados, a partir de agosto próximo, em Manaus e nos municípios Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Itacoatiara e comunidade Novo Remanso, localizada no quilômetro 65 da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara). A iniciativa faz parte da terceira edição do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), lançado nesta quinta-feira, 14 de julho, pelos Governos Estadual e Federal.
         O programa, que foi criado em 2003 pelo Ministério do Esporte, está presente em todo o país com a missão de ampliar o acesso da população brasileira, de todas as idades, a práticas esportivas e recreativas. No Amazonas, o Pelc deverá beneficiar 40 mil pessoas ao longo de 12 meses de atividades gratuitas, como estima a Secretaria de Estado do Esporte (Sejel).
         Na capital amazonense, os núcleos serão instalados nos Centros de Convivência da Família dos bairros Cidade Nova e Mutirão; na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), no bairro Parque Dez; Serviço Social do Transporte (Sest) do bairro Cidade de Deus e da comunidade Nossa Senhora de Fátima; e no Núcleo de Idosos Masrour do bairro São José.
         "São projetos como esse que procuram ter o esporte como uma ferramenta de inclusão social e de novas oportunidades de lazer nessas áreas carentes de espaços esportivos", ponderou o titular da Sejel, Júlio César Soares, durante o lançamento do Pelc, que, este ano, terá recursos de R$ 1,1 milhão, dos quais R$ 532 mil são dos cofres estaduais.
         As atividades esportivas – jogos populares e de salão – serão ministradas por equipes de 81 colaboradores, entre coordenadores, professores de educação física e estagiários da área contratados pela Sejel. Cada núcleo do programa terá em média um coordenador e seis estagiários.
Nesse contexto, quatro profissionais do Governo Federal deram início, nesta quinta-feira, uma oficina de capacitação para os profissionais que irão atuar no programa. O convênio firmado com o Ministério do Esporte também prevê a ampliação do programa no Amazonas em 2012, quando deverão ser contemplados 20 núcleos.
Também presente ao lançamento do Pelc, a coordenadora geral de fomento e promoção do esporte do Ministério do Esporte, Ana Elenara Pintos, disse que as expectativas para essa edição são positivas. "Tivemos uma experiência considerável no Amazonas e, por isso, o Ministério aporta novamente os recursos. Esperamos que, com este novo convênio, o programa se consolide no Estado", afirmou.




Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM



Postar um comentário

0 Comentários