Biblioteca ambiental móvel auxilia atividades na Semana de Meio Ambiente


Durante a programação estadual da Semana de Meio Ambiente, as atividades educativas e culturais de sensibilização da população vão contar com o apoio de uma biblioteca ambiental móvel. Inaugurado este ano, o espaço mantido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) funciona dentro de um microônibus e possui um acervo bibliográfico composto por mais de 600 livros que tratam sobre o meio ambiente. Nesta quinta-feira, a biblioteca está no Parque Estadual Samaúma.
Localizado na rua Bacuri, Cidade Nova, zona norte, o parque é a única Unidade de Conservação Estadual localizada na área urbana de Manaus e vai contar, durante a permanência da biblioteca móvel do Ipaam, com atividades de cunho educativo e cultural que evidenciam a importância das florestas para o planeta. A valorização da Unidade de Conservação enquanto espaço florestal em área urbana. A biblioteca esteve, na última quarta-feira, no Serviço Social do Comércio (Sesc), na Avenida Constantinopla, Campus Elísios. Lá, os estudantes do ensino fundamental da Escola José Roberto Tadros consultaram o acervo para um trabalho escolar sobre o meio ambiente.
Biblioteca no interior - A unidade móvel do Ipaam é utilizada em atividades de educação ambiental realizadas na capital e no interior. Este ano, o acervo já viajou até os municípios de Manacapuru e Iranduba, locais onde também foram realizadas oficinas para o reaproveitamento de garrafa PET.
"Na educação ambiental, a informação é fundamental. Com essa unidade móvel, nós estamos facilitando o acesso das pessoas, ali na hora da atividade, e acredito que isso é uma contribuição importante para sensibilizá-las", afirmou a coordenadora da biblioteca e analista ambiental do Ipaam, Edna Costa.
Em junho, a biblioteca deve ser levada até os municípios de Novo Airão e Careiro Castanho para atividades de educação ambiental. "Além do acervo, nós também temos uma programação de cursos e oficinas que realizamos dentro do ônibus", disse.
Para o próximo semestre, a ideia do Ipaam é aproveitar o espaço da biblioteca móvel para a realização de cursos de informática básica no interior. "Nosso próximo passo é a inclusão digital. O ônibus está todo preparado para internet. Estamos estudando parceria para oferecer cursos nos locais onde o ônibus passar", informou Costa.
Fotos: Roberto Carlos/AGECOM

Postar um comentário

0 Comentários