Omar anuncia investimentos de R$ 5 milhões para a central de abastecimento de Iranduba


     O Governo do Amazonas prevê investir cerca de R$ 5 milhões no projeto de implantação de uma Central de Abastecimento em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), que atenderá grande parte da necessidade de produtores das calhas dos rios Amazonas e Solimões. O anúncio foi feito pelo Governador Omar Aziz, que visitou Iranduba e Novo Airão nesta terça-feira, para entrega de 635 notebooks a professores da rede municipal de ensino e de implementos agrícolas a produtores rurais.
         Acompanhado do vice-governador José Melo, o governador foi recebido em Iranduba pelo prefeito Nonato Lopes. Entre outras ações anunciadas para o município, Omar Aziz destacou a construção da Central de Abastecimento, compromisso de campanha, cujo projeto está em fase de elaboração.
A central servirá de entreposto para produtores rurais de Iranduba e de municípios das calhas dos rios Amazonas e Solimões, que terão acesso facilitado ao município a partir da construção do novo porto de Manacapuru. "Com a ponte sobre o rio negro, comerciantes de Manaus irão a Iranduba comprar os produtos eliminando a figura do atravessador", disse o governador, ao ressaltar que Iranduba, além de ser um dos principais produtores de hortifrutigranjeiros, também destaca-se no fornecimento de produtos da merenda escolar no Estado.
 Outros dois projetos do Governo do Amazonas também anunciados para o município são a construção de uma nova tomada d'água e o reforço na área de segurança.
         De acordo com o governador, a previsão é levar o programa Ronda do Bairro para o interior do Estado logo após a sua implantação em Manaus, que deve ocorrer até o mês de novembro. O programa prevê colocar a cada raio de 3 km², em áreas previamente mapeadas, uma ronda policial fixa composta de uma viatura, duas motos e 18 policiais. Omar Aziz destacou que o concurso para a Polícia Militar realizado este ano com cerca de 2,4 mil vagas, cujo resultado das provas objetivas foi divulgado nesta segunda-feira,  e um próximo concurso previsto para 2012, com mais 2,5 mil vagas para policiais, vai permitir um reforço no efetivo capaz de ampliar as ações de segurança no interior do Estado.
         Durante a programação em Iranduba, o governador entregou 484 notebooks para professores da rede municipal, dentro do programa "Professor na Era Digital", da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). "O objetivo é garantir melhores condições de ensino, com a inserção de uma ferramenta moderna e dinâmica nas salas de aula e, ao mesmo tempo, promover a inclusão digital", disse o governador.
          Novo Airão - No início da manhã, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), Omar Aziz também contemplou 151 professores da rede municipal com os notebooks, que acompanham um software com conteúdo pedagógico. No município, onde foi recebido pelo prefeito, Leosvaldo Roque, o governador entregou motores de popa, grupos geradores, rabetas, catitu, fornos, kit pescador e kit ferramentas para 150 agricultores de 22 comunidades.
          Durante visita a Novo Airão, o governador disse que pretende também incentivar o turismo aproveitando a vocação natural da cidade. Um dos projetos é transformar a orla de Novo Airão nos moldes da praia da Ponta Negra em Manaus. Após sobrevoo pela cidade, Omar conversou com o prefeito Leosvaldo Roque sobre  projetos de infraestrutura no município, que inclui um plano de recapeamento das vias. A perspectiva é que, com a ponte sobre o Rio Negro em operação, o fluxo de turistas em Novo Airão se multiplique.

Fotos: Chico Batata /AGECOM

Postar um comentário

0 Comentários