Governador Omar Aziz vai a Novo Airão e Iranduba incentivar cadeia produtiva e inclusão digital



         O Governador Omar Aziz estará em Novo Airão e Iranduba, nesta terça-feira, dia 24, onde entregará 635 notebooks a professores da rede municipal de ensino e implementos agrícolas a produtores rurais. Em Iranduba, ele também visitará a recém-implantada usina de beneficiamento de borracha,  que está produzindo matéria-prima para a fabricação de pneus de bicicleta e motocicletas, destinados ao polo de duas rodas da Zona Franca de Manaus.

         A primeira parada será em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus), às 9h, onde o Governo do Amazonas entregará 151 notebooks e beneficiará 150 agricultores de 22 comunidades com motores de popa, grupos geradores, rabetas, catitu, fornos, kit pescador e kit ferramentas. O evento será no Ginásio Poliesportivo do município.

         Os agricultores beneficiados foram cadastrados previamente pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e pela Secretaria Municipal de Agricultura, que analisaram as condições das propriedades e a real necessidade de cada um. A ação faz parte da política de desenvolvimento sustentável, por meio da qual o Governo Estadual incentiva as cadeias produtivas com financiamento, assistência técnica e distribuição de implementos e sementes em todo o interior do Estado. 

         Para o governador Omar Aziz, é preciso criar alternativas de renda no interior, aproveitando o potencial produtivo de cada região e facilitando as condições para que o homem possa produzir de forma sustentável. "Em Manacapuru e Iranduba estamos incentivando a produção de fibra e de borracha, respectivamente. Em Novo Airão é a agricultura familiar; em outras cinco regiões vamos desenvolver polos de piscicultura. Tudo dentro da concepção de que é preciso acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva, do financiamento à garantia do escoamento e até a venda dos produtos", disse o governador.

         Para coordenar as ações, o Governo criou um sistema, formado pela Secretaria de Produção Rural (Sepror), Idam, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

         Segundo o presidente do Idam, Edimar Vizolli, essa ação do Governo do Amazonas vai permitir que o agricultor tenha mais condições de trabalho.  "É uma nova etapa na vida dos agricultores de Novo Airão que vão poder estruturar melhor a cadeia produtiva, desde o cultivo, produção e beneficiamento das culturas, produzindo alimentos de melhor qualidade e com maior potencial de comercialização".

         Inclusão digital – Na ocasião, o governador Omar Aziz também cumpre agenda de entrega de notebooks para a rede municipal dos dois municípios, dentro do programa "Professor na Era Digital", da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). "O objetivo é garantir melhores condições de ensino, com a inserção de uma ferramenta moderna e dinâmica nas salas de aula e, ao mesmo tempo, promover a inclusão digital", disse o governador. Em Novo Airão serão beneficiados 151 professores e em Iranduba, 484.

         O equipamento vem acompanhado de um software pedagógico considerado uma verdadeira biblioteca ambulante, com conteúdo que equivale a mil livros. Mais de 21 mil professores da rede estadual já receberam os notebooks ano passado. Este ano o equipamento chegará a 20 mil professores municipais.  


Postar um comentário

0 Comentários