Fifa inspeciona CTS Rio Preto da Eva nesta quarta-feira

Em Destaque
0

         O Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 envia, ao Amazonas, nesta quarta-feira, dia 11 de maio, um técnico para visitar o Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva. O local foi pré-selecionado para ser um dos Centros de Treinamento de Seleções (CTSs) durante a competição, que tem Manaus como uma das sedes.   A visita está marcada para as 14h.


         Neste domingo a Fifa anunciou a lista dos 145 potenciais candidatos a CTS e informou sobre a série de visitas técnicas para avaliação dos estádios e hotéis. Rodrigo Manzalli, da Arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê responsável por acompanhar a preparação de Manaus para a Copa, também vai visitar o Amazônia Golf Resort, na rodovia AM-010, que compartilha com o campo de treinamento a condição de CTS.

         "O técnico vai aferir as condições do conjunto, hotel e estádio, e quais ajustes serão necessários para que o campo atenda às recomendações determinadas pela Fifa para ser um CTS", afirmou o coordenador da Unidade Gestora da Copa (UGP Copa), do Governo do Amazonas, Miguel Capobiango, que acompanhará a visita. Segundo ele, serão feitas recomendações para adaptação do gramado, uma vez que o mesmo deve ser semelhante ao que vai ser usado na competição.

         De acordo com Capobiango, apenas Rio Preto da Eva foi inscrito na Fifa como candidato a CTS, por apresentar os requisitos básicos. Os estádios Ismael Benigno (Colina) e do Sesi estão competindo, junto com outros seis locais –  Ulbra, Sesc, Ufam, Colégio Militar do Amazonas, 1º BIS e Iranduba – como Campos Oficiais de Treinamento (COTs) e cuja seleção aguarda a decisão da entidade organizadora da Copa. "A Fifa está realizando um diagnóstico dos projetos de COT encaminhados pelas sedes para a análise, para então anunciar que estádios serão estes", explica Miguel Capobiango, ao esclarecer a diferença entre CTS e COT.

         O primeiro, segundo ele, são os locais onde as seleções farão o período de aclimatação e preparação para o mundial, chegando com antecedência de um mês e não precisam, necessariamente, ser na cidade ou estado sede. Para ser CTS é preciso ter estrutura de hotel que atenda os critérios da Fifa.  Já o COT é o campo de futebol para o último treino coletivo, aberto, antes da partida.

         A Fifa informou que presença na lista dos 145 pré-selecionados  não quer dizer que o CTS tenha sido aprovado definitivamente pelo Comitê Organizador e muito menos que seja uma garantia de que será utilizado na Copa do Mundo da Fifa. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais. Fica a critério da seleção escolher onde fará sua aclimatação.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)