EM TEMPO: PMs acusados de tortura em Coari são afastados

O comandante da companhia de Coari (a 370 quilômetros de Manaus), major Claudenir Barbosa, um cabo e quatro soldados foram afastados pela Polícia Militar do Amazonas, neste domingo. Eles serão investigados pela acusação de tortura contra dois adultos e dois adolescentes, ocorrido há uma semana.


Segundo a assessoria da corporação, as vítimas se envolveram numa briga, após uma partida de futebol. Dois soldados que atenderam a ocorrência teriam sido agredidos na confusão. Então, Barbosa teria voltado ao local com mais cinco policiais e detido os agressores.

Em seguida, os quatro foram espancados com cabos de aço e lavados com água sanitária. Todos continuam internados no hospital público do município, sob custódia da polícia. Há, ainda, a acusação de que os PMs teriam jogado pimenta nos olhos dos adolescentes.

Segundo a companhia militar de Coari, o comandante e os outros cinco policiais se apresentarão amanhã para prestar depoimento. Este é o terceiro caso de afastamento por agressão contra civis no Amazonas.

No dia 21 de março, um vídeo publicado na Internet mostrou imagens de um garoto de 14 anos sendo alvejado à queima-roupa por policiais, em Manaus. O crime foi em agosto do ano passado, mas divulgado somente no mês passado. Os sete policiais envolvidos estão presos.

Outros quatro policiais foram afastados, na última sexta-feira (1º), sob suspeita de tortura contra um jovem de 18 anos, também na capital amazonense.


Acusados de tortura em Coari serão ouvidos até dia 7

A Comissão Especial de Correição Extraordinária da Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública da Polícia Militar – enviada a Coari ( a 370 quilômetros de Manaus) – tem até a próxima quinta-feira (7) para ouvir os policiais militares suspeitos de torturar quatro pessoas no município.
No último fim de semana, a equipe da Corregedoria efetuou diligências na comunidade de Lauro Sodré, onde as vítimas disseram ter sido abordadas pelos policiais e na Vila Brasil (a três horas de Coari), onde os denunciantes afirmam ter sido agredidos pelos PMs que invadiram suas residências.

A Corregedoria Geral instaurou Inquérito Policial Militar para apurar a denúncia no último dia 30/03 e designou equipe de Correição Extraordinária para “in loco” realizar os trabalhos de apuração da denúncia. A base operacional da Corregedoria Geral está montada numa das salas do Colégio Estadual Francisca Evangelista onde a equipe deve permanecer trabalhando no caso até o próximo dia 11 de abril.

Informações da Corregedoria



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

4 Comentários

  1. DANIEL MACIEL BOA TARDE, EXISTEM ALGUMAS COISAS QUE TENHO DIFICULDADE DE ENTENDER, E NESSE CASO DA POLICIA É UMA DELAS, OS INDIVIDUOS AGREDIRAM OS POLICIAIS E QUASE OS MATA , DEPOIS A POLICIA REVIDA E AGORA QUEM SERÁ PENALIZADO SERÃO OS POLICIAIS QUE QUASE FORAM MORTOS PELOS INDIVIDUOS BRIGOES.
    ACREDITO QUE É PRECISO APURAR COM CAUTELA ESTE CASO, PORQUE SERIA UMA GRANDE INJUSTIÇA PUNIR OS POLICIAIS QUE FORAM AGREDIDOS E DEIXAR IMPUNE ESSES DELINQUENTES.


    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. AO CUARIENSE FELIZ04/04/2011, 22:57

    OLHA COARIENSE FELIZ O PAPEL DA POLICIA É MANTER A ORDEM E NAO A DESORDEM PRA ISSO ELES FORAM PREPARADOS,É SERTO QUE ELES FORAM AGREDIDOS MAIS NEM POR ISSO DEVERIAM PERDER A CABEÇA E BANCAR O EROI, AGINDO DESSA FORMA ELES PERDERAM OS DIREITO DELES INFELISMENTE IRAM SER PUNIDOS E COM CERTEZA IRAM PERDÊ A FARDA E AINDA VAO PRESOS, ISSO SERVE DE EXMPLO PARA OS OUTROS POLICIAS QUE SE ACHAM O DONO DO MUNDO OK.

    ResponderExcluir
  3. CADEIA NESSES BANDIDOS TRAFICANTES E ASSALTANTES DE NOSSA CIDADE, QUE SE ESCONDEM ATRAZ DE UMA FARDA E SÃO PAGOS POR NOSSOS DINHEIROS.

    ResponderExcluir
  4. DANIEL BOM DIA, QUERO INFORMAR QUE O NOSSO PREFEITO ARNALDO MITOUSO ESTAR PREVISTO A SUA CHEGADA HOJE EM COARI, ELE QUE PASSOU 10 DIS EM PORTUGAL, E ONTEM ESTEVE EM BRASILIA CONVERSANDO COM O MINISTRO DOS TRANSPORTES E COM CERTEZA VEM TRAZENDO EM SUA PASTA MUITA COISA BOA PRA COARI.
    O PREFEITO ARNALDO MITOUSO ME DISSE QUE ESSE ANO SERÁ UM ANO DE IMPACTO, ONDE ELE REVOLUCIONARÁ COARI, ESSE ANO SERÁ O MARCO DE SUA ADMINISTRAÇAO, E ACREDITEM ELE TEM PROJETOS MUITO OUSADO PARA EXECUTAR EM COARI.


    AGUARDEM E VERÃO.



    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.