Governador Omar Aziz anuncia que vai construir Memorial Encontro das Águas, de Oscar Niemeyer

 
Local servirá para funcionamento do Fan Park durante a Copa de 2014

         O Governador Omar Aziz afirmou nesta quinta-feira, dia 17 de março, que vai executar o projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, denominado Memorial Encontro das Águas. O local, projetado para uma área às margens do rio Negro, em frente ao encontro das Águas, na zona Leste,  será utilizado para a instalação do Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Fifa para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Manaus.

         "O prefeito Amazonino Mendes está nos cedendo a área e eu também estou solicitando o projeto do Niemeyer feito lá atrás pelo ex-prefeito Serafim Corrêa", disse Omar. Segundo ele, usar o projeto de Niemeyer para o Fan Park será bastante conveniente, uma vez que o Governo do Estado não precisará pagar por um novo. "Tendo um projeto feito pelo renomado Niemeyer na gaveta eu não vou contratar um projeto só para ter a cara do Omar. Não tem que ter a cara do Omar tem que ter a cara do Amazonas".

         O projeto do Memorial Encontro das Águas custou cerca de R$ 600 mil e foi concebido em 2005, na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, mas não chegou a sair do papel. Consiste em um conjunto arquitetônico no topo de uma encosta denominado Mirante da Embratel, considerada a melhor vista da cidade para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. A parte superior do mirante é composta por um grande pavilhão em forma de oca destinado à exposição de espécies aquáticas da região amazônica, denominado "Memorial das Águas", e no pavimento subsolo está projetado um mirante-restaurante, incrustado na rocha a uma altura de 40 metros, com vista panorâmica para o encontro das águas.

         Fan Parks são espaços oficiais da Fifa nas cidades sedes, onde os torcedores que não conseguem comprar ingressos para o estádio podem acompanhar os jogos e fazer a festa das torcidas. O nome deriva da expressão fanático (no caso por futebol). 

         De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, a ideia é construir o projeto de Niemeyer e, durante a Copa, adequá-lo com estrutura provisória para o Fan Park, com palco, telões e infraestrutura para que o torcedor possa acompanhar os jogos da Copa em clima de festa, com shows musicais e outras atividades de lazer. Ele disse que aguarda receber o projeto da Prefeitura para encaminhá-lo à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), responsável pelas obras da Copa.

         "Encerrados os jogos, o espaço permanecerá como um parque público, um espaço de contemplação, com mirante, restaurante e toda uma estrutura disponibilizada para turistas e a população da cidade que desejarem contemplar o encontro das águas do alto da vista panorâmica mais privilegiada da cidade", destacou Capobiango.


About Em Destaque

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 Comments:

  1. Emanoel Filho18/03/2011, 12:07

    Maravilha, mais uma bola dentro do governador Omar Aziz. O atual prefeito de Manaus, que na verdade é um grosseirão, havia engavetado e mais do que isso avacalhou o projeto por ter sido encomendado pelo prefeito anterior. Agora sim, a justiça é feita ao maior gênio da arquitetura aqui no Amazonas. O governador mostra com esta decisão que é um estadista, governa sem rancores. Parabéns ao governador.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao povo amazonense! Parabéns Governador Omar!
    Sua decisão é digna,jamais um projeto dessa magnitude,poderia ser jogado no lixo.
    O senhor será eternamente lembrado.
    Niemeyer é um arquiteto Mundialmente reconhecido,teremos uma Obra de Arte em nosso amado Estado.
    Me Orgulho de ter colaborado com a sua Vitória!
    PARABÉNS GOVERNADOR OMAR AZIZ!
    COARI ATRAVÉS DO LÍDER POLÍTICO ADAIL PINHEIRO TE PARABENIZA E TE AGUARDA BREVEMENTE.

    ResponderExcluir

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.