Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), órgãos do Governo do Amazonas prepararam uma programação diferenciada alusiva à data durante todo o mês de março. Os eventos incluem palestras, inauguração de um cartório no Instituto da Mulher Dona Lindu, atividades físicas, estéticas, culturais e de lazer, além de debates sobre o papel da mulher na sociedade atual.
Com o tema "As multifacetas da mulher na sociedade", a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) promove nesta quarta-feira (9), no auditório da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), rodada de conversa entre profissionais de diversos segmentos sobre o assunto. Ao longo de todo o mês, a Lei Maria da Penha e os serviços de defesa do direito da mulher serão repercutidos em oficinas nas escolas, universidades, unidades prisionais e rádios comunitárias.
Na quinta-feira (10), a partir das 9h, o Instituto da Mulher Dona Lindu irá realizar a inauguração do cartório da unidade que começará a funcionar com o registro civil dos bebês ali nascidos. "Todas as mães que registrarem seus filhos nesse dia receberão uma rosa como simbolizando a dádiva de ser mulher e dar a luz", complementa o diretor-geral do instituto, Agnaldo Costa.
Ainda segundo o diretor, o instituto também deverá lançar, na manhã do mesmo dia, o novo programa de humanização 'Acolhendo quem acolhe' direcionado aos cerca de 500 funcionários envolvidos no atendimento dos pacientes. "A ideia é dar mais atenção à satisfação e qualidade de vida do trabalho de nossos colaboradores com medidas básicas, mas que fazem a diferença".
Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), onde as mulheres representam 70% do quadro de funcionários, as colaboradoras, pacientes e acompanhantes serão beneficiadas com dinâmicas e palestras com noções de maquiagem adequadas para uso diurno e noturno e moda sob medidas. As capacitações estão marcadas para as 9h da manhã de quinta-feira no auditório do hospital.
A programação segue no dia seguinte, por volta das 16h, no Parque Senador Jefferson Péres, com a "Caminha cultural" organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). A iniciativa, inédita, espera reunir cerca de 400 pessoas em exercícios físicos voltados à correção de postura e outros males do cotidiano. "O foco será nas mulheres que passam o dia no trabalho e não tem tempo de cuidar de si".
Também na sexta-feira, no auditório da Seas, instituições governamentais, não governamentais (ONGs), organizações e grupos da sociedade civil estarão reunidos no Seminário de Avaliação e Implementação da Rede de Atendimento à Mulher, das 8 às 13h. A ideia, segundo secretária Regina Fernandes, é promover a articulação e a troca de informações e estratégias de prevenção, assistência e combate à violência contra a mulher. Para a noite de sábado (12), a SEC também preparou um concerto musical gratuito em parceria com a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA). Com início previsto para as 20h, no Teatro Amazonas, o espetáculo "Oca em homenagem às mulheres" terá canções interpretadas pelas cantoras amazonenses Lucilene Castro, Fátima Silva e Amilcar Azevedo.
Os mais de 530 mil estudantes pertencentes à rede estadual de ensino também serão mobilizados na semana comemorativa ao Dia da Mulher através atividades educativas a serem desenvolvidas no âmbito escolar, conforme prevê o calendário pedagógico anual estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.