Campanha do Detran-AM amplia uso do bafômetro no Carnaval

 Serviço Disque-Pileque vai funcionar entre os dias 4 e 9 de março

Todos os condutores que forem parados nas blitze da campanha Salva Vidas serão convidados a passar pelo bafômetro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pela diretora do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, que lançou a campanha na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), acompanhada do secretário da pasta Umberto Ramos e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dan Câmara. Todo o efetivo de 200 homens da Companhia de Trânsito (Ciatran) e agentes do Detran-AM serão empregados em operações que podem acontecer a qualquer hora, em qualquer parte da cidade.

Ramos disse que o objetivo do programa, de cunho educativo, é preservar a vida e evitar acidentes. "Queremos educar a população, educar os brincantes do carnaval, prevenir ocorrências de trânsito, inibir o uso abusivo de bebidas alcóolicas e assim evitar a ocorrência de crimes", disse.

Citando números do Detran-AM, o secretário disse que a meta é reduzir os índices de 2010, quando foram apreendidos 128 veículos irregulares, registrados 24 flagrantes por embriaguez e quatro mortes no trânsito na capital, no período de uma semana do Carnaval. "Vamos intensificar as ações e esperamos pelo menos dobrar o número de apreensões", afirmou Mônica Melo.

A diretora informou que o Detran-AM está melhor equipado neste ano para o trabalho de fiscalização e que, por esse motivo, os agentes serão mais rigorosos contra aqueles que consomem bebidas alcóolicas e proporcionam risco à vida ao dirigir um veículo. "Na verdade, a campanha Salva Vidas é a intensificação do cumprimento da lei seca. Esperamos respeito e obediência às leis. Esta operação começa neste Carnaval e não tem data para terminar", disse.

 Em parceria com a Polícia Militar, pelo menos 100 etilômetros (bafômetros) vão ser usados pelos policiais para medir o nível de alcoolemia do condutor. Além disso, a Ciatran vai usar novos equipamentos adquiridos pelo Detran-AM, como cones luminosos e barracas para melhorar as condições de trabalho dos agentes.

Quem for flagrado pelo consumo superior a 0,2 grama de álcool por litro de sangue será encaminhado a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) e terá a carteira de habilitação apreendida e suspensa por 12 meses. Além de pagar multa de R$ 957, o veículo será recolhido ao parqueamento do Detran-AM. Para reaver sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o infrator vai passar por um curso em que terá de acertar 70% das questões da prova final.

CARONA SOLIDÁRIA

O serviço do disque-pileque 154, uma tradição do Detran-AM em eventos com grande público em Manaus, vai funcionar 24 horas, entre os dias 4 a 9 deste mês. Mônica Melo disse que o Governo do Estado terá veículos suficientes para fazer o transporte das pessoas que acionarem o serviço.

O disque-pileque vai funcionar em interação com o programa Linha da Vida, da PM, que orientará e reterá o cidadão alcoolizado na área do Sambódromo enquanto durar o efeito da bebida. "Isso tem dado muito certo e evitado a perda de vidas no trânsito. Vamos estar presentes todos os dias do carnaval para assistir aquele que se excedeu no consumo alcoólico", disse o comandante Dan Câmara.


Postar um comentário

0 Comentários