A cerimônia foi realizada no Auditório da Fundação Vila Olímpica e contou com a presença de parlamentares, coordenadores e diretores escolares.
Segundo Júlio César Soares, secretário de Esportes, as competições começam com uma seletiva nas escolas do interior do Estado. Logo depois vem as etapas estadual e nacional. “As etapas regionais começam em abril e vão até o mês de junho, após isso vem a etapa estadual, onde devem participar 17 mil jovens em Manaus”, informou.
Este ano serão 25 modalidades esportivas, entre elas atletismo, basquetebol, canoagem, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, jiu-jítsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, pólo aquático, queimada, remo, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez. A novidade é a inclusão da capoeira e do triatlo, que é o conjunto de três provas de atletismo: natação, ciclismo e corrida.
O vice-governador, José Melo, afirmou que o investimento feito no esporte dentro das escolas representa a aplicação de políticas públicas voltas à formação integral do aluno. “O Estado do Amazonas tem um sistema educacional de políticas públicas voltadas para a formação integral do aluno, que compreende a escola com oportunidade de praticar esporte, e ter atividades de lazer e cultura”, destacou.
Para o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, os jogos representam oportunidade para a juventude e a descoberta de novos talentos. “Não dá para ter uma escola onde não aconteça uma movimentação de alunos e professores em prol do esporte. Uma escola sem desporto não mexe com a expectativa dos jovens”, disse.
Seletivas - A coordenação informou que as seletivas das escolas estaduais e municipais de Manaus ficam sob responsabilidade da Seduc e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), respectivamente, e podem ser realizadas entre os meses de março a junho. As seletivas das escolas federais, particulares e escolas estaduais do interior são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sejel).
As competições revelam a cada ano novos talentos nas faixas etárias de 12 a 17 anos. Os campeões nas modalidades coletivas e individuais representam o Estado do Amazonas nas Olimpíadas Escolares no mês de outubro em João Pessoa-PB com os atletas de 12 a 14 anos e, no mês de dezembro, na cidade de Joinville - SC, com os atletas de 15 a 17 anos.
Ao todo serão formados 10 polos que deverão sediar os jogos e receber os atletas divididos em regiões. (Ver tabela abaixo).
Polos participantes do JEA’s:
Polo 1 – Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru (Sede), Manaquiri, Novo Airão.
Polo 2 - Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves (Sede), Urucará e Urucurituba.
Polo 3 - Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués (Sede), Nhamundá e Parintins.
Polo 4 - Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé (Sede) e Uarini.
Polo 5 - Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antonio do Iça, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. (Sede a definir)
Polo 6 - Autazes, Borba (Sede), Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.
Polo 7 - Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Pauini e Tapauá. (Sede a definir)
Polo 8 - Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati. (Sede a definir).
Polo 9 - Anamã, Anori, Beruri, Coari (Sede), Codajás.
Polo 10 - Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (Sede)
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.