Dados estatísticos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mostram que o número de atendimento aumentou de 11.258 em julho para 13.578 em dezembro do ano passado, no Pronto-socorro da Criança Zona Oeste, localizado no bairro da Compensa, e que oferece atendimento de urgência e emergência a crianças com idade entre 0 e 13 anos.
No Serviço de Pronto-atendimento do Coroado, localizado no bairro de mesmo nome, foram registrados 20.098 atendimentos médicos no mês de julho, em dezembro o número chegou a 26.525. A unidade oferece atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidades a adultos e crianças.
Segundo o secretário de estado da saúde, Wilson Alecrim, as viroses representam cerca de 50% dos atendimento realizados neste período nas unidades de urgência e emergência. “Em condições normais as viroses são responsáveis por cerca de 35% dos atendimentos, mas é comum esse aumento nesse período do ano e as nossas unidades estão preparadas para atender essa demanda”, explica o secretário.
As viroses são doenças que atingem principalmente as vias respiratórias, como a gripe e o resfriado. “São doenças transmitidas por vírus, daí o nome virose, e nessa época do ano, com alta incidência de chuva, as pessoas fecham as casas e diminuem a circulação de ar, favorecendo a contaminação”, explica a pediatra e diretora do Instituto da Criança do Amazonas (Icam), Corina Batista.
Ela explica que mesmo com estas condições algumas medidas simples podem ser tomadas para evitar a contaminação e o adoecimento. “As pessoas devem redobrar os cuidados com a higiene pessoal e também com manipulação de alimentos para evitar a transmissão dos vírus”.
DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.